fbpx
Unifametro

Biblioteca

O Sistema de Bibliotecas da Unifametro é composto por 5 Bibliotecas instaladas nas unidades em Fortaleza, Cascavel e Maracanaú e atendem às necessidades de informação, estudo, pesquisa e extensão de acadêmicos, professores e funcionários. Juntas, ocupam uma área de 749m² e dispõem de setor de periódicos, salas de estudo individual e em grupo, além de laboratórios de pesquisa virtual, todos os espaços devidamente climatizados. Seus acervos contam com itens voltados para as áreas de interesse dos cursos oferecidos e são compostos por livros, manuais, bases de dados, monografias e periódicos, totalizando mais de 43.000 itens.

As Bibliotecas possuem acervos informatizados, possibilitando aos seus usuários a realização de renovações de empréstimos e reservas online, além de consulta aos catálogos dos acervos. O prazo de empréstimo é delimitado em função do tipo de usuário. Composto por computadores, os laboratórios de pesquisa virtual têm a finalidade exclusivamente acadêmica contando também com impressão de textos. Em cada uma das bibliotecas são reservados computadores com softwares de acessibilidade para usuários com necessidades especiais.

 

Horários de funcionamento:

 

Campus Aldeota
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 16h às 22h.

Campus Carneiro da Cunha
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h.

Campus Conselheiro Estelita
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h.

Campus Cascavel
De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Campus Maracanaú
De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

 

Perguntas Frequentes:

1 - Quantos livros posso levar emprestado?

Aluno e professor têm direito a 5 (cinco) livros emprestados no total. Colaborador 3 (três) livros.

2 - Por quantos dias posso ficar com os livros? Quantas vezes eu posso fazer renovação online/presencial?

O aluno poderá ficar com os livros até 15 (quinze) dias, podendo renovar até duas vezes online, se o livro não estiver reservado. Para renovação online, basta acessar este link, onde serão solicitados o código de usuário e a senha. O código de usuário pode ser solicitado à biblioteca, e a senha é o CPF do aluno. Atenção, o aluno deverá renovar um livro por vez. Caso prefira, o aluno poderá renovar o livro presencialmente, quantas vezes forem desejadas, desde que não tenha reserva.

3 - Estou com um livro atrasado, posso fazer a renovação online?

Não. Em caso de atraso, o aluno deverá se dirigir à biblioteca para quitação do débito.

4 - Posso devolver um livro de uma biblioteca em outra unidade?

Não. O livro deverá ser devolvido na biblioteca do campus onde foi realizado o empréstimo.

5 - Qual o valor da multa por livro e dia de atraso?

O valor da multa é R$ 1,50 por dia e livro em atraso (nas unidade de Fortaleza). Em Maracanaú e Cascavel, o valor é de R$ 1,00 real por dia e livro em atraso.

6 - Como proceder em caso de perda ou roubo do material emprestado sob a minha responsabilidade?

O aluno que perder o material emprestado ou for roubado, deverá repor o material. O mesmo deverá comprar o mesmo livro, da mesma edição ou edição mais recente. Não será aceito livro de edição anterior.

7 - Ex-aluno pode realizar empréstimo de livro ou utilizar os ambientes de estudo?

O aluno egresso (ex-aluno) não poderá realizar empréstimos de livros, mas poderá utilizar os ambientes de estudo da biblioteca, consultando o acervo no ambiente de estudo.

8 – Qual o procedimento para depositar/entregar o TCC à Biblioteca?

Inicialmente, o aluno deverá conferir se o seu trabalho é monografia ou artigo, pois se for monografia, deverá conter a ficha catalográfica. Para solicitá-la envie um e-mail para: fichacatalografica@unifametro.edu.br. Em seguida, o aluno deverá enviar dois arquivos em formato pdf: 1 - o seu trabalho final corrigido; 2 - a ata de defesa assinada pelos membros da banca para o email: tcc.biblioteca@unifametro.edu.br. Além disso, deverá responder o formulário de autorização do repositório institucional no seguinte link: www.unifametro.edu.br/autorizacaotcc.

9 - O que é e quando solicitar a ficha catalográfica?

É a parte do trabalho onde constam as informações bibliográficas necessárias que possibilitam identificar um determinado livro ou qualquer outro documento no acervo bibliotecário. Ela deve ser solicitada apenas quando o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) for monografia. Para outros tipos de TCC, a ficha catalográfica não é elemento obrigatório. A ficha catalográfica deve ser inserida na página seguinte à folha de rosto.

10 - Como faço para acessar a Ebsco Host?

Para ter acesso a plataforma Ebsco, basta acessar o site www.unifametro.edu.br/ebsco. A plataforma está liberada temporariamente. Dessa forma, não há necessidade de acessar com login e senha para realizar sua busca. Mas quando a plataforma está fechada, o acesso é realizado utilizando um código, que é o código de usuário da biblioteca, e a senha, que é o CPF do usuário.

11 - Como funciona o serviço de orientação para padronização ABNT?

Caso tenha interesse no serviço de orientação para padronização ABNT, o aluno deverá enviar e-mail para biblioteca@unifametro.edu.br, solicitando o serviço de orientação.  Em até 72 horas úteis, o aluno receberá um e-mail com dia e horário para realização da orientação.

Galeria de Fotos