7 dicas para conseguir o estágio ideal

Um estágio é uma experiência importante para qualquer carreira. E, em todas as áreas, o aluno pode realizar estágios não obrigatórios que ajudam a inseri-lo no mercado de trabalho. No Brasil, desde 2008, a lei do estágio entrou em vigor. Com isso, essas oportunidades tornaram-se uma maneira de desenvolver-se profissionalmente de forma supervisionada.

Leia também: Entenda as diferenças entre estágio obrigatório e não obrigatório

Por isso, muitos estudantes da graduação buscam maneiras de estagiar para ganhar experiência em suas áreas de atuação. Porém, o processo para torna-se estagiário possui algumas etapas. Pensando nisso, a psicóloga Marta Brandão, Analista de Carreiras da Unifametro, listou sete dicas para você conseguir o estágio dos sonhos:

1 – Conheça a si mesmo

Liste seus pontos fortes e habilidades. Procure imaginar o que você tem a oferecer para a empresa na qual pretende se candidatar. Além disso, identifique e trabalhe os pontos que você precisa melhorar, aqueles que têm atrapalhado sua performance e resultados.

2 – Defina seu objetivo

Renda financeira, inserção no mercado de trabalho, aprendizado, aprimoramento das competências e das habilidades, experiência para enriquecer o currículo, desenvolvimento de uma ponte para uma vaga efetiva, networking, confirmar escolha da profissão… Enfim, é muito importante que você saiba onde quer chegar para traçar um plano e manter o foco em seus objetivos.

3 – Tenha um currículo bem feito

Geralmente, ele é a porta de entrada para aquela vaga tão desejada. Se precisar, confira e baixe o nosso modelo de currículo aqui

4 – Liste empresas que deseja estagiar

Conheça as áreas de seu interesse e as empresas que atuam no seu campo de formação. Liste os locais em que você gostaria de estagiar e depois acesse, diariamente, o site e as redes sociais dessas organizações para que você possa estar atento às oportunidades.

5 – Faça ou atualize o seu Linkedin

Tenha um perfil bem completo, siga empresas que você admira e que gostaria de trabalhar, conecte-se com profissionais de sua área, faça busca de oportunidades, ative o alerta de vagas e utilize palavras-chave que facilitem que os recrutadores te encontrem na rede.