fbpx

Cinco dicas para organizar suas leituras do semestre


Cinco dicas para organizar suas leituras do semestre

Montar um plano de leituras é essencial para aumentar seu desempenho no ensino superior. Isso auxilia, principalmente, na rotina de quem tem que ler muitos livros e/ou artigos científicos para as disciplinas. Para isso, é importante ter uma rotina bem organizada. Confira cinco dicas para manter-se em dia com os textos do semestre:

 

1 – Separe temas e crie listas de leitura

Categorize as suas leituras, por exemplo, entre textos obrigatórios e complementares ou por temáticas diferentes. Defina prioridades em cada um e faça uma lista de leitura. Assim você terá uma representação visual de cada texto. 

 

2 – Faça um cronograma

Agora que você já sabe quais os textos necessários para o semestre, organize-se. Crie um cronograma com horários disponíveis para realizar cada leitura.  

 

3 – Elabore estratégias para facilitar sua leitura

Você é uma pessoa que prefere ler em lugares silenciosos? Então, separe um ambiente propício para o seu horário de leitura. Não consegue se concentrar em um local bagunçado? Pois, organize seu espaço de estudos. Ou seja, crie estratégias que te ajudem a manter-se focado nos textos.

 

4 – Avalie os materiais informativos de modo crítico

Ao ler um livro e/ou artigo científico, é importante dar atenção a todo o material informativo, visto que é onde se encontram as principais ideias do texto e, normalmente, o conteúdo mais cobrado nas avaliações. Sempre revise a leitura, pois ajuda a identificar se há incoerências na sustentação de argumentos.

 

5 – Concentre-se e faça observações

Marque os pontos principais de cada leitura e faça anotações, nas suas palavras, enquanto estuda. Dessa forma, você fixa o conteúdo e desenvolve a sua habilidade de interpretação.

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a nossa biblioteca para mais dicas: biblioteca@unifametro.edu.br

 

Biblioteca Unifametro

A Biblioteca Unifametro dispõe de hemerotecas, videotecas, setor de periódicos, salas de estudo individual e em grupo, de espaços de pesquisa virtual com acesso à internet, além do espaço virtual Minha Biblioteca e do EBSCOhost, base moderna de dados que disponibiliza artigos e periódicos on-lines. A biblioteca conta com itens voltados para as áreas de interesse dos cursos oferecidos pela instituição e totaliza mais de 40.000 exemplares.