fbpx

Confira 6 livros sobre empreendedorismo que você encontra na Biblioteca Unifametro


Confira 6 livros sobre empreendedorismo que você encontra na Biblioteca Unifametro

O empreendedorismo é um setor em constante crescimento no Brasil. Milhares de pessoas optam por empreender como fonte principal de renda ou para complementar o salário, ocasionando o surgimento de novas lojas (onlines e físicas) todos os dias. Segundo levantamento de Contabilizei, a partir de dados da Receita Federal e cedidas à CNN Brasil, o Brasil teve mais de 2 milhões de novas empresas abertas no primeiro semestre de 2022. Na primeira parte do nosso tópico “Cinco livros sobre empreendedorismo” foram dadas sugestões de livros sobre o assunto e trouxemos mais para você conhecer. Confira seis títulos que você encontra na Biblioteca Unifametro:

Inteligência emocional a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente’’, de Daniel Goleman

O fracasso e a vitória não são determinados por algum tipo de loteria genética: muitos dos circuitos cerebrais da mente humana são maleáveis e podem ser trabalhados. Utilizando exemplos marcantes, Goleman descreve as cinco habilidades-chave da inteligência emocional e mostra como elas determinam nosso êxito nos relacionamentos e no trabalho, e até nosso bem-estar físico.

Inovação e espírito empreendedor (entrepreneurship) prática e princípios, de Peter Drucker

Para Drucker, a criatividade não depende de inspiração, mas de estudo árduo, de um ato de vontade. Assim como a pesquisa sistemática pode resultar na invenção, também pode – e precisa – haver uma busca premeditada de oportunidades para inovar.

Liderança: A inteligência emocional na formação do líder de sucesso, de Daniel Goleman

No livro, o autor observa que não há dúvida de que o QI é a melhor forma de encaminhar as pessoas para as carreiras que lhes são mais adequadas: é preciso um QI com um desvio padrão (um QI de 115) para lidar com a complexidade cognitiva de profissões como medicina, direito ou contabilidade, ou para ser um executivo de alto nível. No entanto, “na hora de prever quem dentre essas pessoas extremamente inteligentes irá emergir como a mais produtiva, o melhor membro de equipe ou um líder destacado, a inteligência emocional passa a ter mais importância.

Empreendedorismo – transformando ideias em negócios, de José Carlos Assis Dornelas

Da concepção, elaboração do plano de negócios até a criação efetiva da empresa, todos os aspectos-chave são apresentados de forma didática e objetiva, buscando capacitar o leitor a partir dos conceitos indispensáveis do mundo dos negócios e estudos de casos reais de empreendedores brasileiros, inclusive tópicos como: o perfil do empreendedor de sucesso, a análise das oportunidades e a elaboração de um plano de negócios de sucesso.

Trade marketing: estratégias de distribuição e execução de vendas’’, de Matheus Alberto

Esta obra é tanto um livro-texto para os cursos de empreendedorismo como um guia para os empreendedores interessados em criar um novo negócio. O objetivo do livro é apresentar de maneira estruturada, didática e de fácil entendimento conceitos, ferramentas e questões para que profissionais e acadêmicos da área de marketing possam avaliar, planejar e implementar suas estratégias de trade marketing.

Liderança de Alto Nível: como criar e liderar organizações de alto, desempenho, de Ken Blanchard

Ken Blanchard e seus colegas investiram 40 anos de trabalho com bons líderes para que suas organizações se tornassem ainda melhores e maiores e assim se mantivessem. Esta edição apresenta novas orientações para a construção da confiança no ambiente de trabalho, a colaboração para o alto desempenho, a conquista do sucesso pela mentoria e liderança de alto nível.