Conheça 5 áreas de atuação do farmacêutico

Se você está considerando cursar Farmácia ou ainda está em dúvidas sobre os segmentos da profissão, saiba que o farmacêutico tem várias possibilidades de inserção no mercado de trabalho. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) lista cerca de 130 especialidades na área da Farmácia reconhecidas na Resolução nº 572. Além disso, a profissão farmacêutica tem um alto índice de empregabilidade.

Portanto, o profissional especializado pode encontrar várias oportunidades após formado. Mas, qual segmento escolher? Conheça 5 áreas de atuação do farmacêutico:

1 – Farmácia Clínica

O graduado em Farmácia pode atuar na orientação sobre o uso correto de medicamentos, além de agir na prescrição farmacêutica. Os consultórios farmacêuticos dão o suporte no atendimento de pacientes que buscam cuidar da saúde. Além disso, o profissional pode atuar na área de análises clínicas, com banco de materiais biológicos e banco de órgãos, com tecidos e células, bancos de sangue, de sêmen, entre outros.

2 – Cosmeotologia e Estética

Essa área é voltada para farmacêuticos qualificados na estética e cosmética, na produção e controle de qualidade de produtos cosméticos e procedimentos relacionados ao bem-estar dos pacientes.

3 – Perícia Criminal

O perito farmacêutico trabalha com análises de amostras previamente coletadas por profissionais na cena do crime. Assim, ele auxilia na identificação de criminosos. Além disso, ele rastreia a presença de drogas ou álcool no sangue e atua na investigação de falsificações ou adulterações de medicamentos.

4 – Saúde Pública

Nesse segmento, o farmacêutico trabalha com atenção primária à saúde. Ele atua em postos de saúde, hospitais e outros estabelecimentos da rede pública. Faz parte de suas funções a administração e a orientação de medicamentos, podendo trabalhar também com ações  técnico-gerenciais e técnico-assistenciais.

5 – Alimentação

Os farmacêuticos são fundamentais na indústria alimentícia. Isso porque ele trabalha com controle de qualidade, pesquisa, desenvolvimento e produção de alimentos.

Fármacia na Unifametro

O curso de Farmácia da Unifametro oferece uma formação completa, pautada nos princípios éticos e científicos, de acordo com uma moderna matriz curricular. Reconhecida com nota 4 (de 1 a 5) pelo Ministério da Educação (MEC), a graduação conta com modernos cenários de prática, como laboratórios bem equipados, consultórios farmacêuticos, Farmácia Escola, Horto de Plantas Medicinais e um acervo bibliográfico atual e completo. Faça a sua inscrição aqui.