Conheça cinco áreas de atuação do nutricionista

Você cursa Nutrição e está em dúvida sobre qual área atuar? Saiba que as opções de segmento para o nutricionista são amplas, e o mercado de trabalho está em constante crescimento. A demanda por reeducação alimentar fez com que a busca por auxílio nutricional aumentasse. De acordo com uma pesquisa da plataforma digital Conexa Saúde, só no início desse ano, houve aumento de 330% na procura dos serviços desse profissional. Por isso, listamos cinco áreas de atuação do nutricionista. Confira:

1. Saúde ColetivaNesse segmento, o nutricionista tem um forte papel na prevenção e combate de doenças. Essa área age na conscientização e educação da sociedade em fatores ligados à alimentação.

Quem atua na saúde coletiva precisa ter um amplo conhecimento da profissão, dado que esse profissional deve, de certa forma, educar a população em relação aos termos e fatores nutricionais. Com isso, quem opta por esse ramo, pode contribuir com o planejamento em saúde, em atividades de alimentação e em nutrição, em políticas e em programas institucionais, entre outros.

1.1 Alimentação Coletiva

O nutricionista planeja, organiza, direciona e supervisiona serviços de alimentação públicos e/ou privados. Ele pode agir em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), spas, Instituic?o?es de Longa Permane?ncia de Idosos (ILPIs), escolas e creches,  hote?is, penitencia?rias, hospitais e cli?nicas, entre outros estabelecimentos.

2. Nutrição clínica

O profissional, nessa área, atende em consultórios particulares, clínicas especializadas, pronto atendimento, hospitais e em domicílio. O nutricionista é a pessoa responsável por auxiliar pessoas em busca de uma alimentação saudável, que desejam perder peso ou ganhar massa muscular; pacientes que apresentam alguma doença etc.

1. Nutrição esportiva

Ao escolher essa área, o profissional passa a atuar no acompanhamento nutricional de atletas, em clubes esportivos, academias etc. O trabalho do nutricionista é orientar e avaliar os atletas em relação ao consumo de suplementos e produtos saudáveis que os auxiliem no rendimento esportivo.

Devido ao crescimento desse segmento, já existe a Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE), uma entidade civil sem fins lucrativos. O órgão, de caráter científico, é responsável por apoiar eventos, como congressos nacionais e internacionais, jornadas, cursos, entre outros.

1. Gastronomia

A nutrição e a gastronomia podem ser grandes aliadas. Essa área é perfeita para o profissional que curte criar cardápios que relacionam a saúde com o sabor. O segmento existe em hospitais, restaurantes, cursos gastronômicos e demais locais em que o objetivo é desenvolver receitas com alimentos que geram bem-estar. O nutricionista também pode prestar assessoria nutricional para restaurantes, chefs e cursos de cozinha saudável.

1. Indústria de alimentos

No Brasil, a indústria alimentícia proporciona várias oportunidades de trabalho. Nesse setor, o nutricionista pode: controlar a qualidade de produtos; elaborar informes técnico-científicos; prestar assistência e treinamento especializado; fazer análises relativas ao processamento de matérias-primas; fazer o marketing interno e externo, entre outros.

Nutrição na Unifametro

O curso de Nutrição da Unifametro é reconhecido pelo Ministério da Educação com conceito 5 (nota máxima), sendo o único do Ceará com essa nota. O conteúdo do curso é baseado nas Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências da Alimentação e Nutrição com apoio das Ciências Sociais e Humanas. O aluno também dispõe da Clínica Integrada de Saúde, onde realiza boa parte das atividades práticas. Faça a sua inscrição aqui.