fbpx

Filmes para quem é apaixonado por psicologia


Filmes para quem é apaixonado por psicologia

Você tem interesse no curso de Psicologia? Esse segmento é muito explorado na sétima arte, com filmes que retratam os fenômenos psicológicos e os diversos comportamentos humanos. Para quem está na faculdade, obras cinematográficas podem, inclusive, ajudar a estudar as nuances da psique humana. Por isso, listamos cinco filmes para quem é apaixonado por psicologia.

 

Para Sempre Alice

 

No filme, Alice Howland é professora de Harvard e especialista em linguística. Porém, sua vida toma um percurso diferente quando ela é diagnosticada com Alzheimer. A obra retrata a doença precoce em uma versão rara: hereditária. A história nos leva a acompanhar a jornada da protagonista e de sua família. Dentre os fatores abordados, estão o adoecimento inesperado, relações familiares e o processo de perda.

 

Divertida Mente

 

Essa animação traz as emoções humanas de forma dinâmica e leve. A protagonista tem, em sua mente, personagens que caracterizam a Alegria, Tristeza, Nojinho, Medo e Raiva. Cada um, mostra a complexidade do cérebro humano e como lidamos com os diversos sentimentos.

 

Nise – No Coração da Loucura

 

Baseado na história real da psiquiatra Nise da Silveira, o filme mostra a trajetória da médica ao revolucionar os métodos de tratamento comuns de sua época, como lobotomia e terapias agressivas. Na história, Nise é responsável por cuidar de indivíduos com esquizofrenia, e a arte é usada para tratamento.

 

Cisne Negro

 

A bailarina Nina enfrenta a pressão de interpretar tanto o cisne branco (inocente e gracioso) quanto o cisne negro (astuto) na peça “O Lago dos Cisnes”. A sua mãe, em simultâneo, é superprotetora e a obriga a atingir a perfeição, o que desencadeia em traumas.

 

Boyhood

 

O filme apresenta 12 anos da vida de Mason, desde sua infância até a entrada na universidade. Durante esses anos, ele teve que presenciar o divórcio dos pais e as diferentes mudanças advindas de cada fase da vida. É uma obra importante para os interessados em psicologia infantil. 

 

Psicologia na Unifametro

O curso de Psicologia da Unifametro  é reconhecido pelo Ministério da Educação com conceito 5 (nota máxima). No decorrer da graduação, você poderá escolher uma ênfase, de acordo com o seu interesse, implicando a realização de disciplinas e estágios correspondentes à ênfase escolhida. O aluno também dispõe da Clínica Integrada de Saúde, onde realiza boa parte das atividades práticas. Faça a sua inscrição aqui.