fbpx

Fortaleza completa 296 anos. A Unifametro faz parte dessa história há 20 anos


Fortaleza completa 296 anos. A Unifametro faz parte dessa história há 20 anos

Neste dia 13 de abril, a capital do Ceará completa 296 anos. Fortaleza foi fundada em 1726. Há 20 anos, em janeiro de 2002, a Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (Fametro) surgiu no Centro, para atender a demanda da população que vive no lado oeste da cidade. A raiz da instituição de ensino superior foi fincada no tradicional Colégio Nossa Senhora de Lourdes, da Associação das Irmãs Missionárias Capuchinas, na rua Conselheiro Estelita, limítrofe com Jacarecanga. Em 2019, pela primeira vez em sua história na capital cearense, a Unifametro ultrapassou os limites dos bairros Jacarecanga e Centro. O campus Aldeota foi inaugurado na Av. Dom Luís. Assim a Unifametro marca presença e oferece cursos em quatro campi: Aldeota, Carneiro da Cunha, Conselheiro Estelita e Padre Ibiapina. Você sabe quem são as pessoas que nomeiam as ruas onde ficam as unidades Unifametro?

 

O campus Conselheiro Estelita fica na rua de mesmo nome, localizada no Centro da cidade. Caetano Estelita Cavalcanti Pessoa nasceu em Igarassu (PE), em 1824. Ele se graduou em ciências jurídicas e sociais, pela Academia de Olinda (1849). Um dos cargos que ocupou foi de presidente da província do Ceará, tendo enfrentado durante o seu governo (1877) grandes dificuldades devido à seca, uma das mais graves já registradas no Estado. Foi nomeado presidente da Relação de Fortaleza, obteve, em 1878, o título de conselheiro (honraria concedida na época da Monarquia e do Império, no Brasil). Recebeu ainda as condecorações das Ordens de Cristo e da Rosa. Foi benemérito e vice-provedor da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Estava no cargo de presidente do Poder Judiciário do Ceará, quando faleceu, em Fortaleza, no dia 5 de agosto de 1880.

 

O campus Padre Ibiapina fica na avenida de mesmo nome, que atravessa os bairros Centro, Jacarecanga e Farias Brito. Quem nomeia a via é José Antônio de Maria Pereira Ibiapina, que nasceu em Sobral (CE), no dia 5 de agosto de 1806. Ele se formou em Direito em 1832 e foi deputado-feral na legislatura de 1834/1837, mas desistiu da vida política e se tornou padre aos 47 anos. Celebrou sua primeira missa na Igreja de Madre de Deus em Recife no dia 29 de julho de 1853. Após um tempo, deixou a vida na cidade para peregrinar pelos sertões do Nordeste em missões apostólicas, realizando ações sociais e dando assistência a doentes e necessitados.

 

O campus Carneiro da Cunha fica na rua de mesmo nome, no bairro Jacarecanga. Joaquim Manuel Carneiro da Cunha nasceu na Paraíba e foi vice-comandante da Força Policial do Ceará. Foi um revolucionário de 1817, sendo preso e encarcerado até 1821. Em 1824 assinou o manifesto contra a dissolução da Constituinte, documento que deflagrou a Confederação do Equador.

 

O campus Aldeota é o mais recente, localizado no Shopping Avenida, na avenida Dom Luís. Luís Antônio dos Santos nasceu em Angra dos Reis (RJ), no dia 17 de março de 1817. Foi o primeiro Bispo do Ceará, também responsável pela construção do antigo Seminário da Prainha e o Seminário do Crato.

 

E aí? Gostou de conhecer os legados das pessoas que nomeiam as ruas que ficam localizadas as unidades Unifametro?