

Está cursando ou pensa em cursar Gestão Comercial e ainda está com dúvidas sobre o mercado de trabalho? Saiba que essa área tem um grande peso na economia brasileira. O setor terciário, que engloba o comércio e prestação de serviços, gera 75% dos empregos do país, conforme a Confederação Nacional da Indústria (CNI), além de ser responsável por mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Portanto, o mercado de trabalho para os graduados em Gestão Comercial é bem abrangente.
O gestor comercial dispõe de um papel relevante no mercado: organizar compra e venda de produtos e serviços dentro de uma organização. Esse é o profissional que define as estratégias e os locais de vendas, em prol de uma melhor relação saudável de “quantidade de vendas x qualidade do produto”. Um tecnólogo em Gestão Comercial também está qualificado para gerir o próprio negócio.
O formado nesse curso pode trabalhar em diferentes organizações (industriais, comerciais e de serviços) e atuar como consultor de vendas, além de estar capacitado para preencher os cargos de assistente comercial, de crédito, de compras e de gerente comercial. O profissional também deve se atentar a integração com o setor de marketing e/ou de estoque, para garantir uma maior assertividade das ações.
Competências
Para se destacar no mercado de trabalho, é fundamental ter conhecimento de conceitos específicos e ter desenvolvidas algumas competências. Confira alguns exemplos:
-
-
Compromisso: é preciso conhecer os produtos e serviços oferecidos para entendê-los de forma estratégica;
-
Organização: esse setor lida com muitas informações, logo é necessário ser organizado;
-
Conhecer modelos de negócios: o profissional deve ter conhecimento do modelo da empresa onde trabalha para ter afinidade com o funcionamento do mercado;
-
Criatividade: com a integração com o marketing, a criatividade é fundamental para viabilizar ações de comunicação;
-
Uso de tecnologia: na área, é comum realizar pesquisa de mercado, monitoramento de métricas e demais formas de obtenção de dados, disponibilizados, em sua maioria, em softwares. Por isso, é imprescindível saber acessá-los no mundo digital;
-
Comunicação: o profissional deve saber se comunicar de forma direta e simples, além de saber ouvir as necessidades dos clientes.
-
Futuro da profissão
Um estudo da McKinsey, empresa de consultoria empresarial, indica que cerca de 50% das atividades que uma pessoa é paga para fazer hoje deverão ser substituídas por automação até 2030. No entanto, nem com tanta disrupção e automação, o poder do talento nunca foi tão relevante para uma empresa e, consequentemente, vai ficar cada vez mais disputado e caro, afirma Tereza Furtado, mestre em Administração e docente do curso de Gestão Comercial
A professora pontua que o organograma de área comercial terá novos e diferentes meios de atuação (como outbound, inbound, conteúdo, experiência de consumo). Isso quer dizer que haverá um aumento dos cargos especializados nos segmentos de vendas e comercial.
Gestão Comercial Unifametro
O curso de Gestão Comercial da Unifametro forma alunos aptos a gerenciarem negócios com visão sistêmica, estratégica e integrada ao mercado competitivo. Reconhecida com conceito 4 (de 1 a 5), sendo o segundo melhor curso do estado, pelo Ministério da Educação (MEC), a graduação tecnológica em Gestão Comercial prepara profissionais com capacidade para atuar como gestores comerciais nas diferentes organizações. Faça a sua inscrição aqui.