fbpx

O impacto da fisioterapia na Qualidade de Vida


O impacto da fisioterapia na Qualidade de Vida

A fisioterapia tem ganhado destaque nos últimos anos e emerge como terapia não farmacológica fundamental para a prevenção de doenças e/ou reabilitação das funções do corpo em busca de uma melhor qualidade de vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a qualidade de vida é definida como “a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Nesse contexto, a fisioterapia atua para a manutenção da funcionalidade cada vez mais alinhada com as condições socioculturais e ambientais em que o indivíduo está inserido.

Corpo e mente solicitam ações e resoluções imediatas que, quando acumuladas e sobrecarregadas no dia a dia, comprometem a saúde física e mental, refletindo diretamente na qualidade de vida. Cansaço, dores, vícios posturais, distúrbios autoimunes, doenças infectocontagiosas, doenças crônico-degenerativas, dentre outras complicações de saúde são os principais preditores para perdas qualitativas do cotidiano – e ainda podemos destacar uma atenção maior para o envelhecimento. O aumento da expectativa de vida em decorrência da melhoria das tecnologias e terapias farmacológicas leva ao acúmulo de comorbidades e maior risco de desenvolver doenças crônicas não-transmissíveis, culminando na redução da qualidade de vida.

A fisioterapia, profissão que está além de um conjunto de técnicas e recursos, visa proporcionar bem-estar geral, seja por meio da prevenção de doenças ou de intervenções sobre as alterações das funções do corpo. Atua sob práticas primariamente manuais com exercícios terapêuticos individualizados, prescritos de acordo com as necessidades de cada indivíduo, impactando positivamente na qualidade de vida. Além da melhora física, por meio do aumento da capacidade funcional, também ocorre melhora nos aspectos emocionais e sociais, uma vez que a fisioterapia proporciona maior segurança, confiança e aumento da autoestima.
O impacto da fisioterapia na qualidade de vida das pessoas é amplo e abrange a promoção da saúde, prevenção e reabilitação na busca de maior autonomia e independência em resposta à percepção dos indivíduos de que suas necessidades estão sendo satisfeitas.

Artigo publicado no jornal O Estado no dia 02 de setembro de 2022. Escrito por Denise Lobo, professora do curso de Fisioterapia da Unifametro.