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O setor de moda feminina e o comportamento do consumidor


O setor de moda feminina e o comportamento do consumidor

O comportamento humano tem sido motivo de estudos – tanto práticos quanto teóricos – para melhor entendimento das ações realizadas pelos indivíduos em situações específicas, como a de consumo. As análises feitas observam que, quando necessidades básicas estão satisfeitas, como segurança, alimentação e higiene, nós procuramos atender àquelas de status e autorrealização. Produtos do segmento de luxo, por exemplo, atendem esses anseios e necessidades de realização pessoal.

No mercado dos centros de vestuário popular no Brasil, as investigações têm demonstrado grandes movimentações econômicas em várias regiões do país e o Nordeste tem destaque. Em parte, esse crescimento da região se deve à ampliação do número de indústrias de confecções, extensão dos espaços de comercialização, da produção, geração de trabalho e de rendimentos para a população com renda mais baixa.
O mercado da moda está em constante evolução e a força que conquistou no decorrer dos últimos anos no Brasil se fortalece com elementos de identidade individual e coletiva – a área também corrobora com a segmentação da sociedade em grupos de aceitação.

Com ações como o aumento da oferta de produtos e serviços, a concorrência entre as empresas, as mudanças econômicas e o aumento do poder de compra das classes B, C e D, o setor colaborou com a ampliação do mundo dos negócios. Acontecimentos diversos desencadearam mudanças no comportamento dos consumidores e isso influenciou o posicionamento de algumas empresas mais atentas ao mercado, elevando a competência para lidar com a concorrência.

A pandemia ocasionou situações complicadas no setor: os pequenos empreendedores foram afetados pelos decretos e tiveram que recorrer a estratégias. Devido à concorrência acirrada, os pequenos produtores e empreendedores notaram a importância de procurar alternativas para a sobrevivência do negócio.
O consumo apresenta novas configurações provocadas pelos diversos níveis de instabilidade que atingem a sociedade neste cenário de pandemia e crise. É necessário compreender o panorama da sociedade pós-moderna e o comportamento de compra do consumidor em mercados de moda popular brasileira feminina.

Artigo publicado no jornal O Estado. Escrito por Rosângela Andrade, professora do curso de Administração da Unifametro.