fbpx

Por que a ABNT é tão necessária no ambiente acadêmico?


Por que a ABNT é tão necessária no ambiente acadêmico?

Texto por: Biblioteca Unifametro 

 

Você conhece as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT)? Por que a ABNT é tão necessária no ambiente acadêmico?  Bom, esse é o órgão responsável pela normalização técnica dos produtos científicos e tecnológicos documentais do Brasil.  Portanto, essas são as normas utilizadas para a formatação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), por exemplo.

Os elementos da norma não são de fácil assimilação. Mas, com o passar do tempo e alguma prática, é possível finalizar seu trabalho com sucesso. Tenha sempre em mente que as normas técnicas existem para trazer a qualidade e segurança de informações ao seu trabalho, além de buscar uma facilitação para encontrá-lo posteriormente.

 

Então, quando lembrarmos da ABNT e das suas normas devemos aprender o máximo possível para que seu TCC, artigo e demais trabalhos científicos possuam qualidade e sejam, consequentemente, uma referência para os próximos alunos da sua área. E já que estamos falando sobre este assunto, colocaremos aqui algumas definições.

 

 

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): Foro Nacional de Normalização, existente desde 28 de setembro de 1940. Tem por responsabilidade a elaboração das Normas Brasileiras (ABNT NBR). Estas são elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE). A ABNT também é atuante na avaliação e certificação de produtos, sistemas e rotulagem ambiental.   (texto retirado do site da ABNT)

 

Norma: é o documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece regras, diretrizes/características mínimas para atividades ou para seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto. No Brasil, as normas técnicas utilizadas para trabalhos acadêmicos são comumente chamadas de NBRs. Por exemplo: NBR 6023, para elaboração de referências; NBR 14724, para elaboração de trabalho acadêmicos, entre outras.  (texto retirado do site da ABNT)

 

Normalização: processo de formulação e aplicação de regras para a solução ou prevenção de problemas, com a cooperação de todos os interessados, e, em particular, para a promoção da economia global. No estabelecimento dessas regras recorre-se à tecnologia como o instrumento para estabelecer, de forma objetiva e neutra, as condições que possibilitem que o produto, projeto, processo, sistema, pessoa, bem ou serviço atendam às finalidades a que se destinam, sem se esquecer dos aspectos de segurança. (texto retirado do site da ABNT)

Biblioteca Unifametro

Biblioteca Unifametro tem de hemerotecas, videotecas, setor de periódicos, salas de estudo individual e em grupo, de espaços de pesquisa virtual com acesso à internet, além do espaço virtual Minha Biblioteca e da EBSCOhost, base moderna de dados que disponibiliza artigos de periódicos on-line. A biblioteca conta com itens voltados para as áreas de interesse dos cursos oferecidos pela instituição e totaliza mais de 40.000 exemplares.

 

Referência:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Disponível em: https://www.abnt.org.br/. Acesso em: 03 mar. 2022.