Saiba como usar a nota do Enem para ingressar no ensino superior

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma porta de entrada para universidades públicas e particulares. Quem deseja usar a nota da prova para matricular-se em uma instituição de ensino superior, tem a possibilidade de usufruir de programas do Governo Federal, que facilitam o acesso a esses espaços.

Existem três possibilidades para ingressar no ensino superior utilizando o desempenho no Exame. Confira as formas de usar sua pontuação:

Sisu:

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) utiliza as notas do Enem para classificar estudantes em instituições federais de ensino superior. Quanto maior for a pontuação do estudante, maiores as possibilidades de ingresso em uma Universidade Pública.

Prouni:

Já o Programa Universidade para Todos (Prouni) é usado para quem deseja ingressar em uma instituição de ensino superior particular. Com a nota do Enem, o aluno pode garantir uma bolsa de estudos parcial (50%) ou integral (100%). Para isso, ele deve ter pontuado, pelo menos, 450 pontos nas provas objetivas e não ter zerado na redação.

Inscrições: 22 a 25 de fevereiro de 2022

Fies:

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma ação do Ministério da Educação que financia cursos superiores particulares. Esse programa beneficia quem fez, no mínimo, 450 pontos no Exame. Com isso, o estudante financia seu curso com juros baixos e parte do pagamento fica para depois da graduação.

Inscrições: 08 a 11 de março de 2022

Unifametro

Com cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e online, a Unifametro possui quatro campi em Fortaleza e unidades em Cascavel e Maracanaú. Na instituição, o aluno que optar ingressar por meio do Fies ou do Prouni, encontra mais de 2.000 vagas para garantir uma bolsa integral ou financiamento.

Na Unifametro, o corpo discente encontra uma infraestrutura completa, com seis núcleos de atividades e mais de 50 laboratórios. Para mais informações sobre o vestibular, inscrições e financiamento sem juros, consulte o site: seja.unifametro.edu.br.