

O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, anualmente. A data relembra a morte do Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros dos Brasil. Porém, o dia também é para afirmar e celebrar a negritude brasileira, que compõe 54% da população do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em alusão à data, listamos três livros com debates raciais:
1 – “Tecendo Redes Antirracistas”, de Anderson Ribeiro Oliva, Renísia Cristina Garcia Filice e Wanderson Flor do Nascimento
A obra é um compilado de textos com reflexões sobre o racismo existente em nações de língua portuguesa no continente africano, na América do Sul e na Europa.
2 – “Vozes Negras em Comunicação”, de Laura Guimarães
O livro traz artigos com diálogos entre a negritude e a comunicação. Vários autores compartilham experiências e investigações centradas no negro inserido na atual sociedade.
3 – “Cotas nas Universidades: Análises dos Processos de Decisão”, de Jocélio Santos
O antropólogo Jocélio Santos reuniu 11 artigos de autores que compartilharam e analisaram o processo de adoção das cotas raciais em suas universidades. O livro traz uma avaliação das ações afirmativas no ensino superior brasileiro.
Todos os livros listados acima, encontram-se no acervo digital da Biblioteca Unifametro.
Biblioteca Unifametro
A Biblioteca Unifametro tem de hemerotecas, videotecas, setor de periódicos, salas de estudo individual e em grupo, de espaços de pesquisa virtual com acesso à internet, além do espaço virtual Minha Biblioteca e da EBSCOhost, base moderna de dados que disponibiliza artigos de periódicos on-line. A biblioteca conta com itens voltados para as áreas de interesse dos cursos oferecidos pela instituição e totaliza mais de 40.000 exemplares.