fbpx

Três livros sobre a luta feminina


Três livros sobre a luta feminina

 

Texto por: Biblioteca Unifametro 

 

O dia oito de março é uma data que representa a luta feminina que, por anos, foi realizada por meio de grandes manifestações, principalmente em países da Europa e da América do Sul. Por mais de um século, as mulheres reivindicam direitos igualitários em todos os aspectos sociais. 

 

Hoje, buscam por respeito no ambiente de trabalho, igualdade salarial, posições políticas, entre outros poderes antes concedidos somente aos homens. Além disso, as mulheres ainda lidam com velhos problemas, como o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, e passam por desafios como conciliar a maternidade e a profissão.

 

Para propagar mais conhecimento sobre a luta feminina, a Biblioteca separou três livros virtuais, presentes na biblioteca virtual (Minha Biblioteca), que falam sobre empreendedorismo feminino, direitos das mulheres e muito mais:

 

1 – “Direitos Humanos das mulheres e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos”, de Tamara Amoroso Gonçalves


Oriundo de uma dissertação de mestrado, este livro traz como tema principal as denu?ncias e  posicionamentos da Comissa?o Interamericana de Direitos Humanos. e se aprofundando em temas como violência contra a mulher e direitos sexuais e reprodutivos.

 

2 – “Empreendedorismo Social Feminino”, de Anne Wilians

A autora conta um pouco sobre sua experiência no mundo dos negócios e explica o que outras mulheres devem obter para ascender dentro desse território. Além disso, o título ainda apresenta como conquistar as chaves para começar a trajetória pelo empreendedorismo feminino no âmbito social.

 

3 – “Direitos das Mulheres”, de  Alessandra Caligiuri

Esse livro surgiu com intuito de descrever sobre a desigualdade feminina em relação aos homens, reunindo mulheres renomadas em diversas áreas que defendem os direitos humanos, a igualdade e uma sociedade mais justa. O título mostra suas lutas e o que ainda precisa ser conquistado para termos a igualdade de gênero.

 

Todos os livros listados acima, encontram-se no acervo digital da Biblioteca Unifametro.

 

Biblioteca Unifametro

Biblioteca Unifametro tem de hemerotecas, videotecas, setor de periódicos, salas de estudo individual e em grupo, de espaços de pesquisa virtual com acesso à internet, além do espaço virtual Minha Biblioteca e da EBSCOhost, base moderna de dados que disponibiliza artigos de periódicos on-line. A biblioteca conta com itens voltados para as áreas de interesse dos cursos oferecidos pela instituição e totaliza mais de 40.000 exemplares.

 

Referência:

Dia Internacional da Mulher: a origem operária do 8 de Março. BBC News Brasil, 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43324887 . Acesso em dia 22 de fevereiro de 2022.

NOVAIS, Clara. Como surgiu o Dia Internacional da Mulher. ELLE Brasil, 2021. Disponível em: . Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43324887 . Acesso em dia 22 de fevereiro de 2022.