Visualizar Menu
Inscreva-se

Informações Oficiais - Pandemia Coronavírus

Unifametro

Acesso Rápido – Informações sobre o período de isolamento social

 

Comunicado Oficial

 

ATUALIZAÇÃO EM 04/04/2020: Atenta às questões relacionadas ao novo Coronavírus (COVID-19) e preocupada com a saúde e o bem-estar da sua comunidade, a Reitoria da Unifametro, em consonância com as orientações dos órgãos oficiais de saúde e em cumprimento ao decreto nº 33.532, publicado em 30 de março de 2020 pelo Governo do Estado do Ceará, comunica que as atividades acadêmicas presenciais e os atendimentos nas unidades continuam suspensos pelo período em que perdurarem os decretos de isolamento social do governo.

 

Contudo, o retorno das aulas presenciais somente acontecerá caso estejam presentes as condições sanitárias e inexista proibição por parte do Poder Público.

 

Estão suspensos também TODOS OS ATENDIMENTOS PRESENCIAIS e atividades administrativas em nossos Campi até o período mencionado acima e, para isso, estaremos prontos para te atender via e-mail, Whatsapp ou chat disponível em www.unifametro.edu.br/atendimento.

 

Confira os contatos:

 

Para agilizar o atendimento, é importante já informar seu nome completo e número de matrícula.

 

– Assuntos acadêmicos
Chat: www.unifametro.edu.br/atendimento
E-mail: secretaria@unifametro.edu.br
WhatsApp: (85) 99978-0029

– Assuntos financeiros
Chat: www.unifametro.edu.br/atendimento
E-mail: financeiro@unifametro.edu.br

– Tecnologia da Informação (problemas de acesso ao Portal e Google Classroom)
suporte@unifametro.edu.br
(85) 99663-0057

– Pós-graduação
posgraduacao@unifametro.edu.br
(85) 99174-0172

– NEAD (Núcleo de Educação a Distância)
ead@unifametro.edu.br

– Quero Ser Aluno (admissões)
queroseraluno@unifametro.edu.br
(85) 99202-9897

– NUP (Núcleo Pedagógico)
nup@unifametro.edu.br

– RH e Departamento Pessoal
rh@unifametro.edu.br
departamentopessoal@unifametro.edu.br

– Fornecedores
compras@unifametro.edu.br

 

Fica determinado que, durante esse período, as atividades acadêmicas presenciais dos cursos de graduação serão substituídas por trabalhos individuais, trabalhos em grupo, práticas de ensino ou outras atividades estipuladas pelo docente responsável pela unidade curricular.

 

As atividades presenciais dos cursos de Pós-graduação, bem como os atendimentos na Clínica Integrada de Saúde, Complexo Odontológico e Núcleo de Prática Jurídica também estarão suspensas no período acima referido.

 

Em tempo, ressaltamos que continuaremos acompanhando a situação e que, em breve, comunicaremos sobre as alterações no calendário acadêmico.

 

Funcionamento Institucional

 

Em consonância com as orientações dos órgãos oficiais de saúde estão SUSPENSOS TODOS os atendimentos presenciais e atividades administrativas a partir desta segunda-feira (23/03) até o dia 02 de maio de 2020.

 

 

Diretrizes Acadêmicas

 

1 – A Unifametro, pensando na saúde da comunidade acadêmica, decidiu suspender suas aulas presenciais, mas não a aprendizagem dos seus discentes. Professores e alunos trabalharão de forma remota pela internet, por meio do ambiente virtual de aprendizagem como o Google Classroom. A metodologia a ser utilizada ficará a critério do professor, de acordo com as necessidades de cada disciplina.

 

2 – Nossos professores e coordenadores estão a postos e online para atender, sanar dúvidas dúvidas e orientar a todos.

 

2 – As atividades práticas que não puderem ser virtualizadas serão reagendadas a partir de 04 de maio de 2020. Sendo assim, não haverá prejuízo com relação à carga horária prática das disciplinas, pois serão repostas a partir do mês de maio, pelo tempo que for necessário, a critério do professor da disciplina e coordenação dos cursos.

 

3 – Todas as provas (das disciplinas EaD e presenciais) serão remarcadas, em novo calendário a ser divulgado. As orientações de APS e TCC deverão também acontecer a distância. Nesse período, o registro de frequência não será computado.

 

4 – As atividades de estágio e de internato, da Clínica Escola, do Complexo Odontológico e do Núcleo de Práticas Jurídicas serão reorganizadas conforme diretrizes de cada coordenação de curso. Aguardem instruções de seu coordenador.

 

5 – As devoluções de livros previstas para o período entre 17 e 31 de março foram alteradas para o dia 8 de maio de 2020. Após o retorno às aulas, os alunos deverão procurar uma das bibliotecas para regularização. Informações com o atendimento da Biblioteca pelo (85) 3022-7039.

 

Posicionamento das IES sobre mensalidades e aulas remotas

Entenda o posicionamento das Instituições de Ensino Superior do Ceará a respeito de mensalidades, aulas remotas e tempo de suspensão de aulas presenciais.

 

Clique aqui e confira a Circular 008/2020, do SINDICATO DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO E ENSINO DA LIVRE INICIATIVA DO ESTADO DO CEARÁ.

 

 

Diretrizes Financeiras

 

A paralisação das atividades presenciais não afeta os calendários acadêmico e financeiro da Instituição. As mensalidades devem continuar sendo pagas de acordo com o contrato de semestralidade celebrado entre o aluno e a Instituição.

 

Para maior comodidade dos seus alunos, a Unifametro informa:

 

1. Os boletos estão disponíveis no Portal Acadêmico http://portal.unifametro.edu.br.

 

2. Foi disponibilizada no Portal uma funcionalidade para pagamento da mensalidade via cartão de crédito.

 

3. Qualquer dificuldade na geração ou pagamento dos boletos, solicitação de postergação de prazo de vencimento ou parcelamento da mensalidade deve ser comunicada/solicitada através do e-mail financeiro@unifametro.edu.br. A Instituição avaliará individualmente cada caso e responderá através do e-mail com alternativas que não prejudiquem o aluno.

 

4. Alunos com desconto não serão prejudicados. Para pagamentos após o vencimento com manutenção do desconto e sem a cobrança de juros e multa enviar e-mail para financeiro@unifametro.edu.br solicitando postergação do vencimento.

 

Comunicado aos alunos Fies e Prouni

 

Diante da pandemia causada pela COVID – 19 (Coronavírus), e com o objetivo de prevenção do contágio comunicamos aos alunos que foi prorrogado prazo para formalização do Financiamento Estudantil e Programa Universidade para todos.

ADESAO FIES – (EMISSÃO DRI – DOCUMENTO DE REGULARIDADE DE INSCRIÇÃO)

– Os alunos que entregaram documentação para análise e que aguardam comparecimento ao banco deverão aguardar os prazos que serão modificados pelo Ministério da Educação.

– Alunos que estão em Lista de Espera Fies e que ainda não entregaram a documentação também deverão aguardar, pois estaremos postergando a inscrição Fies dos alunos não matriculados até 06.04.20 em conformidade com as respectivas Circulares enviadas pelos agentes.

 

Os Aditamentos 1/2020 seguem conforme previstos, até 30 de abril.

 

– Caso o seu aditamento seja do Tipo Simplificado: Não é necessário o seu comparecimento a IES de Ensino neste período.

– Caso o seu aditamento seja do Tipo Não Simplificado – Informamos que os alunos deverão aguardar a modificação dos prazos. O MEC/FNDE e CAIXA ECONÔMICA estão tomando as medidas para que nenhum estudante seja prejudicado por eventual fechamento da instituição de ensino, ou da agência bancária.

 

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou por tempo indeterminado o período das listas de espera do PROUNI e do FIES.

Segundo o calendário inicial, os candidatos participantes da lista de espera do PROUNI teriam até o dia 20 de março para comprovar informações.

De acordo com o edital publicado, os estudantes não terão mais este prazo final para entregar a documentação na instituição.

Se a instituição estiver fechada, o candidato não será prejudicado.

 

Comunicado Medida Provisória Nº 934, DE 1º de abril de 2020

 

Os Cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia do Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO conduzirão a formação do futuro profissional das áreas citadas seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) de cada curso. As DCN ‘s estabelecem a carga horária mínima de 20% do total dos cursos para o desenvolvimento de estágios curriculares.

A Unifametro cumprirá as determinações do Ministério de Educação e Cultura (MEC) e, principalmente, manterá seu compromisso perante a sua comunidade discente, garantindo a qualidade na formação e oferecendo conhecimentos requeridos para o exercício das competências e habilidades exigidas para a atuação segura no mercado de trabalho.

A Unifametro observará rigorosamente os critérios para a formação completa do profissional de saúde – enfermeiro, farmacêutico e fisioterapeuta – garantindo a ele as competências e habilidades em todos os níveis de atenção à saúde.

Sendo assim, a Unifametro não realizará formatura antecipada.

 

Comunicado Programa “O Brasil conta comigo”

 

A Unifametro tem acompanhado a realidade das instituições de saúde. Profissionais de saúde que atuam diretamente nas ações contra o Coronavirus trouxeram ao conhecimento das coordenadorias de curso da Unifametro que existe situação de alto risco na disseminação do vírus dentro desses serviços de saúde, por força da grande demanda de pacientes e da não disponibilidade de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais de saúde e estagiários.Tal situação reforça a preocupação da Unifametro com a segurança dos alunos, devido ao risco de contaminação. Ademais, essa situação de crise leva à impossibilidade, por parte dos profissionais de saúde, de acompanhar e orientar aos alunos Unifametro.

A Unifametro preza pela saúde do aluno e pela qualidade da sua formação, ressaltando risco de atuação como voluntário. Informa, ainda, que os objetivos de aprendizagem dos componentes curriculares de estágio não serão atendidos pela eventual atuação nesse programa, razão pela qual a carga horária dedicada a essa atividade não poderá ser computada como carga horária referente ao estágio

 

Nossa principal defesa é a informação, sendo assim, vamos priorizar informações oficiais, como as disponibilizadas em https://www.saude.ce.gov.br/coronavirus-covid-19/ e em www.unifametro.edu.br/coronavirus.