Visualizar Menu
Inscreva-se

Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Unifametro

Saiba tudo sobre o ENADE 2018

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma avaliação anual feita pelo MEC para verificar a qualidade do Ensino Superior no Brasil e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.

Comunicado aos Enadistas 2018 ausentes na realização da prova

Os alunos que não compareceram por motivos de ordem pessoal ou profissional ao Exame Nacional do Ensino Superior (ENADE 2018), ocorrido em 25 de novembro de 2018 deverão, de acordo com o Edital Nº 40 de 19 de junho de 2018 do INEP, apresentar solicitação formal de dispensa no Sistema Enade, apresentando justificativa e documento comprobatório no período de 02/01/2019 até 31/01/2019.

 

Confira o comunicado oficial, clicando aqui.

 

 

Lembrando que os alunos que faltaram a prova e não justificarem no prazo indicado e/ou não tiverem suas solicitações deferidas, não poderão colar grau.

 

O Enade 2018

Em 2018, o Enade acontecerá dia 25 de novembro, às 13h, pelo horário de Brasília. Clique aqui e confira o edital com todas as informações sobre o Enade 2018.

 

 

O Enade é importante para a Instituição de Ensino Superior, mas é mais importante para o aluno, pois é através dele que é definido o conceito do curso (CPC). Sendo assim, um CPC alto acaba definindo o peso e importância do diploma.

 

Quem vai fazer o Enade 2018?

Este ano, farão o Enade os CONCLUINTES dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Psicologia e Serviço Social.

 

ATENÇÃO: os concluintes do curso de Administração do Campus Maracanaú também farão o Enade 2018.

 

Quem são os concluintes?

– Estudantes dos Cursos de Bacharelado que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2019 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia de retificação;

– Estudantes dos Cursos Superiores de Tecnologia que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2018 ou que tenham cumprido 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia de retificação.

 

Como sei se farei o Enade 2018?

As relações de alunos inscritos no Enade 2018, por curso, serão divulgadas a partir do dia 24 de julho de 2018.

 

O Enade é obrigatório?

O Enade é componente curricular obrigatório para todos os CONCLUINTES habilitados dos cursos avaliados na edição 2018 e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. Sendo assim, o estudante que não realizar a prova, não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade.

 

Atenção: alunos irregulares em edições anteriores

A partir de 03/09/2018, o INEP divulgará o procedimento para regularização de estudantes em situação irregular com edições anteriores do Enade.

Notícias relacionadas

Saiba tudo sobre o ENADE 2019

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma avaliação anual feita pelo Ministério da Educação (MEC) para verificar a qualidade do Ensino Superior no Brasil e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.  

Quem vai fazer o Enade 2019?

Este ano, farão o Enade os CONCLUINTES dos cursos de Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Estética e Cosmética, Gestão Hospitalar, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia.   ATENÇÃO: os concluintes do curso de Engenharia de Produção do Campus Maracanaú também farão o Enade 2019.  

O Enade 2019

Em 2019, o Enade acontecerá dia 24 de novembro, às 13h, pelo horário de Brasília. Clique aqui e confira o edital com todas as informações sobre o Enade 2019.   O Enade é importante para a Instituição de Ensino Superior, e também para o aluno, pois é através dele que é definido o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Sendo assim, um CPC alto acaba definindo o peso e importância do diploma.  

Quem são os concluintes?

- Estudantes dos Cursos de Bacharelado que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2020 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 30 de agosto de 2019. - Estudantes dos Cursos Superiores de Tecnologia que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2019 ou que tenham cumprido 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 30 de agosto de 2019.  

Como sei se farei o Enade 2019?

As relações de alunos inscritos no Enade 2019 serão divulgadas a partir do dia 12 de agosto de 2019.  

Questionário eletrônico

O Questionário do Estudante é um dos instrumentos de coleta de informações do Enade, de caráter obrigatório, que tem por objetivo subsidiar a construção do perfil socioeconômico do estudante e obter uma apreciação quanto ao seu processo formativo. O questionário estará disponível a partir do dia 02 de setembro.  

O Enade é obrigatório?

A realização do Exame e o preenchimento do questionário eletrônico são componentes curriculares obrigatórios para todos os CONCLUINTES habilitados dos cursos avaliados na edição 2019. A situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar, sendo assim, o estudante que não realizar a prova e/ou não preencher o questionário eletrônico (e não justificar a ausência, nos termos do Edital do INEP Nº 43 de 04.06.2019) não poderá Colar Grau e, consequentemente, receber o seu diploma, até que sua situação junto ao Enade seja regularizada, o que está previsto para ocorrer (conforme Edital acima) em setembro de 2020.

Leia Mais