Visualizar Menu Inscreva-se

Engenharia Ambiental e Sanitária

Graduação

Engenharia Ambiental e Sanitária

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unifametro se apresenta na esteira da modernidade, pois guarda estreita relação com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) aprovadas em janeiro de 2019. E diante das profundas transformações que estão em andamento no mundo da produção e do trabalho (em especial, com a emergência da manufatura avançada), o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unifametro se destaca.

 

O curso oferece ao mercado uma proposta moderna, mediante a atualização contínua, o centramento no estudante como agente de conhecimento, a maior integração empresa-escola, a valorização da inter e da transdisciplinaridade, assim como do importante papel do professor como agente condutor das mudanças necessárias, dentro e fora da sala de aula.

 

A demanda diversificada por engenheiros, por exemplo, com perfil de pesquisador, empreendedor ou mais ligado às operações, reflete como um dos objetivos principais na formação do aluno Unifametro do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

Mercado de Trabalho

O estado do Ceará possui diversos pontos fortes que justificam o aumento da demanda por Engenheiros Ambientais e Sanitaristas. Um conjunto destes são os projetos estruturantes, como a construção do Cinturão das Águas, obra que visa receber e distribuir as águas transpostas do rio São Francisco no Ceará; a construção da usina de dessalinização de águas do mar para abastecimento da capital Fortaleza, a implantação das novas linhas do Metrô de Fortaleza; a duplicação de rodovias estratégicas para escoamento de produção pelo Porto do Pecém; a Refinaria Premium II; e a usina de Itataia, que produzirá fosfato e urânio.

 

Não menos importante, e que pode se configurar como um fator limitante no desenvolvimento regional, diz respeito às características hidrogeológicas inerentes as regiões semiáridas, apresentando um cenário hídrico de escassez, e aqui merece destaque pois, a água é um direito à vida, um direito humano e de todos os seres vivos. A busca da efetivação desse direito tem marcado as relações entre o homem e o meio semiárido.

 

Portanto, o mercado para o Engenheiro Ambiental e Sanitarista em nossa região é amplo e necessita que seja qualificado. O aluno Unifametro estará apto a identificar, analisar e elaborar estudos, projetos e obras destinadas à preservação, conservação e ao restabelecimento do meio ambiente, colaborando, assim, com a qualidade de vida da população e a sustentabilidade do planeta, com plena atuação nas áreas de saneamento básico, tratamento de água, limpeza urbana, esgoto, drenagem urbana, resíduos sólidos e às questões energéticas.

 

Nas propriedades rurais, atuando de forma efetiva para adequações ambientais, com um papel fundamental no combate aos problemas na saúde coletiva, oriundos da falta de saneamento, externalidades de indústrias, poluição atmosféricas e outras. No apoio técnico, na gestão de Áreas Verdes Urbanas, em secretarias de meio ambiente, corroborando para busca de cidades sustentáveis.

Informações Gerais

Campus

Carneiro da Cunha

Avaliação do MEC

Curso Autorizado pelo MEC

Mensalidade

R$ 1.180,00

Turnos

Manhã, Noite

Duração

10 semestres

Carga Horária

3.368h

Conheça os professores

Corpo Docente

Nosso corpo docente é composto por profissionais com larga experiência profissional e de mercado.

Ver Docentes

Coordenador

Marcio Nunes Normando

Mestre

Currículo Lattes

Formas de Ingresso

Galeria de Fotos