Visualizar Menu
Inscreva-se

Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Unifametro

Home study: como se planejar para manter os estudos em casa?

Você já sabe, mas não custa nada reforçar: quarentena não é férias! É preciso manter a rotina e dedicar uma parte do tempo aos estudos.

 

 

Então, como tornar o seu tempo em casa produtivo, mesmo vivendo um momento atípico? Em casa as distrações são muitas – TV, celular, videogame, além das pessoas da casa. Por isso, de acordo com o psicólogo Átila Montenegro, Assessor Pedagógico da Unifametro, a primeira dica para estudar em casa é definir o seu horário de estudo e evitar distrações.

 

Para definir o horário de estudo, a dica é seguir o cronograma de aulas presenciais. “Se na sua rotina normal, você estuda pela manhã, continue estudando pela manhã e assim sucessivamente. O ideal é que você estude no dia a matéria referente às disciplinas abordadas se estivesse em aula normal”, aconselha Átila.

 

Estabeleça, também, um ambiente próprio para o estudo e mantenha este local sempre organizado. Assim, no dia seguinte, é fácil de encontrar o que foi estudado no dia anterior. Estudar na cama não é uma boa opção, já que ela é um lugar de descanso, que propicia o sono.

 

Outra dica do psicólogo Átila é fazer pausas durante os estudos. Aproveite para caminhar na casa, se alongar, ir ao banheiro ou beber água. A dica é não acessar o celular ou assistir à televisão, pois são atividades que consomem o seu tempo rapidamente. Além disso, as pausas devem ser momentos para desligar-se, um modo de recarregar a energia para continuar os estudos.

 

Ficar em casa o dia todo é algo novo, portanto é difícil estabelecer uma nova rotina no começo, conforme relata o psicólogo da Unifametro. “Faça algo que lhe desperte e te prepare para o momento do estudo. Tome um banho, tire o pijama, vista uma roupa, coma alguma coisa e mantenha uma programação dentro do que você já era habituado. Isso vai ajudar a criar uma nova rotina”, explica Átila.

Notícias relacionadas