Visualizar Menu
Inscreva-se

Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Unifametro

Professor Colaço Martins, Sócio Fundador da Fametro, escreve artigo de opinião em homenagem ao Dia do Professor

Em seu artigo intitulado “Professor 4.0”, professor Colaço destaca o papel do professor na era da informatização e no que chama de “Quarta Revolução Industrial”. Confira:

 

 

Professor 4.0, por Colaço Martins

 

Estamos assistindo à Quarta Revolução Industrial, impondo mudanças relevantes nas empresas e organizações existentes, inclusive, nas educacionais, que convivem com uma rede de computadores em volume incomensurável de informações de fácil e imediata acessibilidade. Diante desta realidade, pergunta-se: qual o papel do professor?

Os avanços da inteligência artificial ajudam as atividades docentes de natureza burocrático-administrativas (chamada, lançamento de notas e semelhantes), liberando o docente para concentrar-se no aprendizado do aluno, a atividade-fim de sua atuação. A função docente, que era a fonte de informação para o aluno, passa a ser de orientador das fontes de informação condizentes com o aprendizado desejado, não esquecendo a função de formador da personalidade, do caráter do discente, com vistas a seu amplo desenvolvimento pessoal, profissional e cultural. Ressalte-se que a função docente não se reduz ao desenvolvimento das habilidades cognitivas; abrange habilidades não-cognitivas (criatividade, empatia, resiliência, adaptabilidade etc.)

Além das funções de orientador (de fontes de conhecimento), de formador (da personalidade e caráter) lhe é intrínseca a função de condutor (pedagogo), que leva o discente a orientar-se nos caminhos da vida pessoal, profissional e cultural, mesmo com a introdução de novas tecnologias e novas metodologias (ativas, aulas invertidas etc.). Foi e sempre será um “pedagogo”, um vetor (força e direção) para o desenvolvimento intelectual, ético e social do discente. Função imprescindível, pois se as pessoas não se desenvolverem, nada se desenvolverá.

No dia dedicado ao professor, é mister reconhecer que os docentes do Estado do Ceará são atores fundamentais na construção dos bons resultados alcançados pelos estudantes cearenses, que se destacam nacionalmente. Que o espírito inovador e empreendedor de Professores da lavra de Ari de Sá, Filgueiras Lima, Ari Sidou, Edilson Brasil Soárez, Genuíno Sales e Roberto Carvalho sejam inspiração permanente para o corpo de mestres alencarinos, na Quarta Revolução Industrial.

Notícias relacionadas

“Unifametro na Comunidade” leva cursos e oficinas gratuitos ao Morro do Ouro

O Unifametro na Comunidade irá levar capacitação, cuidados básicos com a saúde e estética, além de orientações profissionais para a Escola Paulo Petrola, no Morro do Ouro.   O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Extensão e Responsabilidade Social da Unifametro, e faz parte da política da instituição em estar mais próxima e envolvida com os anseios da comunidade do entorno de nossos Campi.   Serão diversas oficinas oferecidas pelos cursos de Gastronomia, Educação Física, Serviço Social, Estética e Cosmética, Arquitetura e Urbanismo, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão de Recursos Humanos, atividades práticas e atendimentos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, além de orientações jurídicas pelo curso de Direito.   Todas as atividades são gratuitas, com vagas limitadas e as inscrições devem ser feitas presencialmente na Escola Paulo Petrola.   A programação acontecerá nos dias 08,10 e 11 de junho, com atividades nas instalações na Escola Paulo Petrola no sábado e também nos Campi da Unifametro nos dias restantes.   Clique aqui e confira a programação.

Leia Mais