fbpx

Visualizar Menu
Inscreva-se

Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Unifametro

Saiba a diferença entre serviço voluntário e estágio obrigatório

Apesar dessas duas modalidades se referirem a atividades em que não há remuneração envolvida, o serviço voluntário e o estágio obrigatório possuem diferentes características. Então, na intenção de te ajudar a entender um pouco mais sobre esses termos, nossa analista de carreiras e psicóloga, Marta Brandão, preparou um texto explicativo, confira:

serviço voluntário e estágio obrigatório

 

Serviço voluntário

O trabalho voluntário é uma atividade não remunerada em que uma pessoa passa a dedicar seu tempo, trabalho e talento de forma espontânea em benefício de causas de interesse social e comunitário. Esse tipo de experiência pode garantir muitos benefícios pessoais e profissionais, tais como:

 

– Contribuição social;

– Oportunidade de aprendizado;

– Experiência profissional na área de formação/atuação;

– Networking;

– Desenvolvimento/aprimoramento de competências e habilidades;

– Possibilidade de causar impacto social.

 

Além disso, em qualquer área de atuação, o voluntariado tem se mostrado uma forma eficaz para demonstrar ao mercado de trabalho um engajamento com um propósito e com habilidades, como trabalho em equipe, soluções de problemas, relacionamento interpessoal, comunicação, empatia, inovação, criatividade, liderança e orientação para servir. Tudo isso agrega valor ao currículo e histórias interessantes para contar nas entrevistas de emprego.

Logo, essa prática pode ser um diferencial nos processos seletivos. Hoje, cada vez mais, as empresas valorizam as atividades voluntárias, especialmente se forem relacionadas à sua área de atuação.

Por isso, escolha uma atividade que tenha a ver com o seu propósito – seja lidar com pessoas, seja cuidar de animais, por exemplo. Existem várias organizações de fins não lucrativos, instituições e projetos de extensão que precisam de apoio voluntário e que podem estar perto de você. Fica a dica!

 

Estágio obrigatório

O estágio obrigatório faz parte da grade curricular de muitos cursos. Alunos matriculados em cursos que exigem o estágio obrigatório só poderão receber o diploma após o cumprimento das horas estabelecidas para realização do estágio. Nesse caso, o estágio obrigatório pode ser cumprido em empresas conveniadas à instituição ou no próprio ambiente acadêmico.

Para Marta Brandão, o estágio obrigatório é uma importante etapa a ser cumprida para que o estudante vivencie a rotina de sua futura área de atuação, além de ser uma excelente maneira de confirmar a escolha da profissão.

Saiba também a diferença entre estágio obrigatório e não obrigatório.

 

Unifametro Carreiras

Unifametro Carreiras é uma área dedicada, exclusivamente, para apoiar alunos e egressos em seu desenvolvimento de carreira e empregabilidade, fortalecendo o elo entre a instituição e o mercado de trabalho.

Notícias relacionadas

Portfólio: o que é e como montar o seu

Para grande parte dos candidatos, montar um bom currículo e se preparar para processos seletivos e entrevistas são as principais preocupações na hora de procurar um novo emprego ou estágio. No entanto, para os profissionais das áreas de arquitetura, publicidade, tecnologia e engenharia, por exemplo, fazer um portfólio é essencial para conquistar uma vaga dos sonhos, alcançar novos clientes ou fechar um negócio.     O portfólio é um material (físico ou online) que reúne amostras de seus melhores trabalhos. Trata-se de uma demonstração prática de suas habilidades e experiências profissionais e/ou acadêmicas, o que será fundamental para o recrutador avaliar se você é criativo e se domina as técnicas e habilidades que o cargo exige.   Vale destacar que o portfólio e o currículo são ferramentas distintas. O currículo é um documento que contém o histórico da sua trajetória profissional e acadêmica. Já o portfólio é um importante complemento do currículo.   A psicóloga Marta Brandão, analista de carreiras da Unifametro, listou oito dicas para produzir um bom portfólio e valorizar seu trabalho:  

1 - Defina seu objetivo

Qual o motivo de criar esse portfólio? O que você quer apresentar? Pensar sobre qual é o objetivo do seu portfólio é fundamental, visto que será o norte para a sua criação.  

2 - Planejamento e organização

Selecionar os melhores trabalhos que você realizou durante a sua trajetória pode levar tempo. Portanto, quanto antes você começar, melhor.  Organize as informações por ordem cronológica (do mais recente para o mais antigo), por tema ou categoria. O importante é deixar o portfólio objetivo e de fácil entendimento.  

3 - Apresente-se

Inclua uma sessão para apresentar você, seus objetivos e qualificações.  

4 - Priorize os melhores trabalhos

Em um processo seletivo, os recrutadores e gestores têm pouco tempo para analisar o material dos candidatos. Então, na construção do portfólio é importante prezar pela qualidade e não pela quantidade. Logo, é crucial optar pelos melhores trabalhos.   Um alerta: É imprescindível que os trabalhos sejam de sua autoria. Caso o projeto tenha sido desenvolvido em grupo, especifique somente a parte em que você teve participação.  

5 - Cuidado com a linguagem

Sua imagem pode ficar comprometida devido ao mau uso da linguagem. Para tanto, direcione sua atenção para não cometer erros ortográficos e de concordância nem erros de digitação. A recomendação é procurar revisar o material antes de passá-lo para frente. Caso seja necessário, peça alguém para revisá-lo.  

6 - Atualize sempre 

Assim que terminar algum projeto ou atividade, avalie se é interessante inserir no material. Por isso, aproveite e já inclua essa informação para que as chances de esquecer de adicionar um trabalho legal diminuem bastante.  

7 - Ferramentas para criação

Versões em pdf podem ser criadas em diferentes ferramentas, por exemplo, o Power Point, Canvas, até ferramentas de design mais profissionais, como o InDesign e o Illustrator. Já para a versão online, uma das ferramentas mais utilizadas é o Behance por possuir funcionalidades intuitivas e práticas. O Cargo Colletive também é uma plataforma bastante usada por ser simples e funcional.  

8 - Divulgue o material

Tenha duas versões do portfólio (online e impresso). No caso da versão online, insira o link no seu perfil no LinkedIn e insira como hiperlink no currículo em PDF. Os portfólios impressos são interessantes para entrevistas presenciais.   Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de entrar em contato conosco! carreiras@unifametro.edu.br  

Unifametro Carreiras

A Unifametro Carreiras é uma área dedicada, exclusivamente, para apoiar alunos e egressos em seu desenvolvimento de carreira e empregabilidade, fortalecendo o elo entre a instituição e o mercado de trabalho.

Leia Mais
E aí, como está a ansiedade com o final do semestre?! Confira dicas para manter a mente tranquila

Ansioso com o final do semestre?! Confira dicas para manter a mente tranquila

Quem não fica ansioso quando vai chegando o período de provas, né?    Ansiedade durante o período. de provas finais   O final do semestre costuma deixar muitos estudantes com as emoções afloradas. A preocupação com as AP2 e/ou o medo de reprovar alguma disciplina específica pode gerar instabilidade emocional. A ansiedade é uma reação natural do nosso corpo e ela surge diante da expectativa com relação ao que está por vir. Isso é normal e muito comum! Entretanto, se os sintomas são intensos e persistentes, é importante buscar ajuda profissional. Esse é um momento de muitas expectativas para os estudantes. Por isso, a psicóloga Marta Brandão, Analista de Carreiras da Unifametro, listou algumas estratégias que podem te auxiliar a manter a mente tranquila antes e durante esse período.  

Dicas para controlar a ansiedade pré-prova

1 - Prepare-se com antecedência Para encarar a maratona de provas com mais tranquilidade, o ideal mesmo é se planejar e organizar bem os estudos para não precisar revisar o conteúdo às vésperas. A falta de planejamento e organização na hora de estudar pode ser uma das principais causas da ansiedade e nervosismo nesse período.  Portanto, estabelecer um cronograma de estudos com metas realistas (e cumpri-lo) fará com que você seja capaz de avaliar seu progresso, bem como correr atrás do prejuízo, se for o caso. Uma coisa é certa: quanto mais bem preparado você estiver, menos ansioso se sentirá.     2 - Evite estudar na véspera Deixar para estudar poucos dias antes da prova é um erro bem comum entre muitos estudantes. A proximidade das provas pode aumentar ainda mais a ansiedade.  Por isso, estudar nas vésperas não é recomendado, pois se você já está em um momento de ansiedade, pode achar que não sabe algum ponto importante. Isso pode gerar ainda mais preocupações e estresse.   3 - Mantenha uma atitude positiva Apesar de ser um momento difícil e de muitas preocupações, se manter positivo e confiante durante a preparação e realização das provas pode contribuir para o seu melhor desempenho. Se você já estudou e se preparou durante semanas, com certeza tem o conteúdo que precisa em mente.  Portanto, a melhor estratégia é confiar em você mesmo e mentalizar o seu êxito. E quando bater a sensação de que não vai conseguir: pense e escreva os motivos pelos quais você acredita que vai se sair bem nas provas e liste as situações na sua vida em que você sentiu orgulho de você mesmo. Leia essas duas listas antes das provas. Não esqueça: é normal ter dificuldade em algumas disciplinas e se sentir desanimado e exausto. Nessas horas, converse com alguém que lhe tranquilize, alguém de sua confiança. Essa atitude vai ajudá-lo a se manter confiante, além de aliviar a tensão. Se ainda assim você continuar desanimado, faça uma pausa pra fazer algo que você gosta. 4 - Foque na sua respiração   Durante o dia procure prestar atenção à sua respiração, focar no tempo presente e, quando se perceber nervoso, foque no inspirar e no expirar. O exercício de respiração pode diminuir a ansiedade e melhorar a concentração.  Basta inspirar profundamente expandindo a sua barriga e soltar o ar lentamente. 5 - Cuide da sua alimentação e tenha boas noites de sono.  Muitos estudantes ficam tão focados em revisar todo o conteúdo que esquecem de se alimentar propriamente. Por isso, podem chegar no dia da prova se sentindo cansados, fracos e com o raciocínio mais lento. O cuidado com a alimentação é fundamental! Na véspera da prova opte por alimentos leves e nutritivos. Comidas muito gordurosas podem comprometer o funcionamento do corpo e aumentar a ansiedade. Além disso, ter boas noites de sono é essencial para deixá-lo mais ativo mentalmente, o que pode contribuir positivamente no seu desempenho nas provas. 6 - Faça algum exercício físico Caso você não tenha o costume de se exercitar, programe-se para colocar em prática alguns exercícios físicos nos dias que antecedem a prova. Uma caminhada, dançar, subir escadas, por exemplo, podem aliviar o estresse e a tensão, graças à produção de endorfina que é um hormônio que gera sensação de recompensa e bem-estar no organismo.  Além disso, movimentar o corpo também estimula o trabalho do cérebro, potencializando a ativação da memória e o raciocínio mais rápido.  

Dicas para controlar a ansiedade durante a prova

1 - Administração do tempo Saber administrar o tempo pode ser uma estratégia para diminuir a ansiedade e a tensão. Então, procure estipular um período para ficar em cada questão. O recomendado é que você comece pelas questões em que tem mais facilidade.   2 - Dê pausas e respeite as suas necessidades.   Durante a prova, escolha qual o melhor momento para relaxar a mente, beber água, ir ao banheiro, comer alguma coisa ou fazer algum exercício de alongamento.       

Unifametro Carreiras

  A Unifametro Carreiras é uma área dedicada, exclusivamente, para apoiar alunos e egressos em seu desenvolvimento de carreira e empregabilidade, fortalecendo o elo entre a instituição e o mercado de trabalho.      

Leia Mais

O aplicativo da Unifametro está disponível! Conheça as funcionalidades

Praticidade na palma da sua mão! É isso que o aplicativo Aluno Unifametro oferece. Além de ficar por dentro dos seus horários de aula, você ainda tem acesso ao seu histórico escolar,  grade curricular, calendário de eventos, datas de avaliações e frequência. E aí, já fez o download do app?     O Aluno Unifametro foi lançado em 2020 e está disponível de forma gratuita na Play Store (Android) e na Apple Store (IOS). A tecnologia foi desenvolvida pelos setores de Marketing e de Tecnologia da Informação da Unifametro para atender às necessidades principais do nosso estudante.    E, se liga: no aplicativo, também é possível verificar a sua situação financeira e receber notificações importantes para não perder nada que acontece no seu centro universitário. O app é mais um meio de comunicação entre aluno e instituição. Então, não perca mais tempo, baixe agora e tenha mais agilidade na sua vida acadêmica!

Leia Mais