Visualizar Menu
Inscreva-se

Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Unifametro

Saiba as diferenças entre Estágio e Trainee

Se você tem dúvidas sobre as diferenças entre Estágio e Trainee, confira a seguir um texto explicativo sobre o assunto, preparado pelo nosso Núcleo de Carreiras.

 

 

 

Estágio e Trainee são programas que representam uma possibilidade de ingresso no mercado de trabalho, além de contribuir para o crescimento e desenvolvimento de carreiras de muitos jovens. Contudo, ambos possuem diferentes características. Então, na intenção de te ajudar a entender um pouco mais sobre esses dois programas, nosso Núcleo de Carreiras preparou um texto esclarecedor, confira:

 

Estágio

O estágio é uma atividade voltada para estudantes matriculados no ensino superior, técnico ou ensino médio. O programa é uma oportunidade para um estudante colocar em prática o que está aprendendo em seu curso. Por isso, é imprescindível que as atividades do estágio estejam relacionadas à sua área de formação.

 

A prática do estágio é uma excelente maneira de confirmar a escolha da profissão, agregar valor ao currículo, fazer networking, desenvolver e aprimorar competências e habilidades, assegura Marta Brandão, Analista de Carreiras da Unifametro.

 

O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, mas é regulamentado pela Lei nº. 11.788/2008. Quanto à remuneração, o estudante recebe uma bolsa auxílio, vale transporte e recesso remunerado, caso o estágio seja na modalidade de estágio não obrigatório.

 

Em relação a carga horária máxima permitida, um estágio no ensino superior não pode ultrapassar 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais. Sobre o tempo de estágio, um contrato pode durar até 2 anos na mesma organização concedente e não tem uma duração mínima. Posteriormente, dependendo da estratégia da empresa, o estagiário pode ser efetivado ou ter o seu contrato encerrado.

 

Trainee

O programa de Trainee destina-se a profissionais recém-formados ou que estejam no período final da graduação. O objetivo do programa é preparar o trainee para exercer cargos dentro de uma empresa, especialmente os de liderança.

 

O trainee é um colaborador efetivo igual aos demais profissionais da empresa.

 

Assim, recebem todos os benefícios previstos pela CLT (Férias, FGTS e 13º salário) e geralmente a jornada de trabalho é de 08 horas diárias. Quanto à duração, o programa depende de cada empresa, mas o período costuma ser de 6 meses a 2 anos.

Notícias relacionadas