Unifametro adota medidas de segurança para retorno às atividades práticas

A Unifametro retoma a partir do dia 20 de julho às aulas práticas presenciais dos alunos concludentes de 2020.1.

Para o retorno, foram adotadas diversas medidas e protocolos de biossegurança para toda a comunidade acadêmica, com o objetivo de zelar pela saúde e garantir uma volta segura.

Esse retorno já era aguardado por todos e a Unifametro, com o intuito de garantir a saúde de alunos, professores e colaboradores, montou uma Comissão Interna para desenvolver estratégias e ações para uma volta segura e construiu protocolos de higiene e segurança a serem seguidos em toda a instituição.

[COMUNICADO] Atualização 20/07/2020

A Reitoria da Unifametro informa que o Decreto Estadual Nº 33.671, de 11 de julho de 2020, autorizou as Instituições de Ensino Superior a realizar aulas práticas e laboratoriais APENAS para os concludentes de julho dos cursos de Graduação e Pós-graduação, observadas as medidas sanitárias cabíveis.

Sendo assim, dia 20/07/2020, retornaremos com as aulas práticas das turmas que estão finalizando o curso em 2020.1, de acordo com calendário de retorno que será enviado a cada turma pelos professores e coordenações de curso.

As demais disciplinas práticas que continuam pendentes, aguardarão novas medidas do Poder Público.

Os protocolos seguem determinações do Governo e dos órgãos de saúde e entre as medidas estão:

– capacitação e treinamentos aos colaboradores e professores para o entendimento de todo o processo de recepção dos alunos e de retomada das atividades presenciais;

– implantamos medidas de distanciamento humano para diminuir os riscos de contágio da COVID-19, fazendo implementação e delimitação visual dos espaços de ocupação em cada setor, nos ambientes de espera e nos espaços de convivência, respeitando o distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas;

– delimitamos a ocupação das salas de aulas e laboratórios respeitando as orientações de limite de distanciamento mínimo de 2 metros;

– disponibilizamos suportes com álcool gel em todos os corredores, entradas de laboratórios, salas de aula, salas de atendimentos e elevadores, bem como borrifadores com álcool 70% nos laboratórios para higienizar objetos, bancadas e superfícies;

– renovamos os bebedouros, dentre outras medidas que podem ser consultadas em nosso manual.

Orientações gerais aos estudantes:

– Usar máscara é obrigatório em toda a Instituição, esteja no Campus aberto, nos ambientes administrativos ou nos espaços internos das salas de aula e dos laboratórios. O uso desse EPI deve ocorrer também durante o deslocamento
para a faculdade e no retorno para casa;

– Manter distância mínima de 1 metro de outras pessoas;

– Lavar frequentemente as mãos com água e sabão;

– Evitar tocar a boca, o nariz e o rosto com as mãos;

– Respeitar rigorosamente as sinalizações nos ambientes coletivos (refeitórios, espaços de convivência, etc.);

– Evitar o uso de elevadores, dando preferência para o uso de escadas. Durante a urgência, seguir as orientações nos elevadores para evitar aglomerações;

Protocolo de retorno às aulas práticas:

– Usar obrigatoriamente jaleco, sapato fechado, luvas, máscara, touca e óculos. Usar, dependendo da atividade prática, proteção facial (face shield). Para as atividades práticas nos laboratórios da área da saúde, cada aluno receberá um kit individual contendo máscara, gorro e luvas descartáveis, bem como terá a disposição óculos de proteção.

– É proibido o uso de adornos e objetos desnecessários como brincos, relógio, pulseira, anel/aliança, cordão
e outros objetos de fixação viral;

– Portar apenas o necessário para o local da aula prática. É vetado o uso de bolsas, mochilas, estojos;

– Comer nos ambientes laboratoriais é proibido;

– Compartilhar peças laboratoriais é proibido. Seu uso é individual;

– Lavar as mãos ao adentrar, durante algum procedimento e antes de sair da aula prática;

– Evitar tocar qualquer superfície desnecessariamente como maçanetas, bancadas e paredes.