

Unifametro otimiza assinatura eletrônica de documentos de estágio
A assinatura digital é uma tendência cada vez mais difundida no mundo corporativo, além de reduzir a burocracia, o tempo do trâmite de assinaturas de documentos, a circulação e manuseio de papéis, traz segurança jurídica às partes envolvidas. O Centro Universitário Fametro (Unifametro), aderiu recentemente a ferramenta digital Clicksign e está trabalhando para que todos os documentos de estágio dos estudantes que começarem estágio na modalidade não obrigatório (remunerado), sejam assinados digitalmente.
Marta Brandão, Analista de Carreiras da Unifametro, ressalta que a assinatura digital integra o planejamento estratégico da instituição, que prioriza a sustentabilidade e inovação. O serviço trará mais facilidade e agilidade para os estudantes e empresas, que terão o benefício com custo zero. Para as empresas, é possível contratar um estagiário, estudante Unifametro, 100% on-line, sem a necessidade de assinar documentos físicos, reduzindo o período de contratação do estudante. Realizar a assinatura digital é simples e prático, em apenas alguns cliques a empresa pode efetuar a validação de documentos. Algumas empresas concedentes de estágios já aderiram ao novo formato, o processo de assinatura manual está sendo gradualmente substituído.
No ponto de vista dos estudantes, anteriormente, para ter o documento pronto e começar a estagiar, o aluno precisava ir até a empresa concedente e agente de integração (quando era o caso) buscar os documentos, trazê-los até a instituição de ensino para coletar as assinaturas e voltar para entregar as vias assinadas da empresa. Com a implantação, os alunos não vão precisar mais se deslocar para colher as assinaturas.
Unifametro Carreiras
A Unifametro Carreiras é uma área dedicada exclusivamente para apoiar alunos e egressos em seu desenvolvimento de carreira e empregabilidade, fortalecendo o elo entre a instituição e o mundo do trabalho. A área tem como principais serviços: Portal Carreiras; gestão do estágio não obrigatório; parceria com empresas; capacitações de desenvolvimento pessoal e profissional; eventos de preparação e aproximação com o mundo do trabalho; produção de conteúdo, dentre outras.

Unifametro promove Maratona de Carreiras com atividades de preparação para processos seletivos
Com objetivo de contribuir com o desenvolvimento profissional, empregabilidade e trabalhabilidade de alunos, egressos e população em geral, o Unifametro Carreiras realiza a 2ª edição da Maratona de Carreiras, evento online com atividades preparatórias para processos seletivos. A programação se divide em cinco sábados (30.04, 07.05, 14.05, 21.05 e 28.05), das 9h às 11h. Os participantes recebem certificado e as inscrições podem ser feitas aqui. O link de acesso será enviado por e-mail do participante após confirmação da inscrição.


Hard skills e soft skills: você sabe a diferença?
Certamente, você já se deparou com os termos hard skills e soft skills. Esses são conceitos muito utilizados por recrutadores para especificar habilidades técnicas e comportamentais dos profissionais. Entender o significado e a diferença entre eles é importante para identificar e desenvolver suas habilidades e aptidões. Por isso, a psicóloga Marta Brandão, analista de carreiras da Unifametro, explicou as principais distinções entre esses termos:
As hard skills nada mais são do que as habilidades técnicas adquiridas ao longo de nossa trajetória. Em suma, se tratam de habilidades que podem ser mensuradas e comprovadas por intermédio de diplomas, de certificados e de experiências profissionais. Em um processo seletivo, é muito comum o candidato avançar para entrevista em função dessas competências.
Já as soft skills dizem respeito a aspectos mais subjetivos, ligados ao nosso comportamento e ao relacionamento interpessoal. Cada vez mais, as empresas têm utilizado essas competências como um fator decisório na contratação de candidatos. Portanto, essas características são muito importantes na conquista de uma vaga e são elas que irão, de fato, garantir a sua permanência no mercado de trabalho.
Durante o processo seletivo, as soft skills podem ser observadas através de entrevista por competência, testes psicológicos, comportamentais e dinâmicas com foco em alguma competência específica.
Confira as principais diferenças e exemplos:
HARD SKILLS |
SOFT SKILLS |
- Competências técnicas; - Colocamos no currículo; - Aptidões técnicas, certificações, qualificações e experiências profissionais; - Facilmente quantificadas e mensuradas. Exemplos: formação acadêmica (graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado); cursos, palestras e eventos; informática (Word, Excel, PowerPoint); conhecimento de softwares (AutoCAD, SAP, TOTVS); fluência em idiomas; experiência em recrutamento e seleção. | - Competências comportamentais; - Não colocamos no currículo; - Aptidões mentais, emocionais e sociais; - Mais difíceis de serem mensuradas. Exemplos: gestão do tempo, adaptabilidade, resiliência, pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação eficaz, criatividade e aprendizado contínuo. |
Unifametro Carreiras
A Unifametro Carreiras é uma área dedicada, exclusivamente, para apoiar alunos e egressos em seu desenvolvimento de carreira e empregabilidade, fortalecendo o elo entre a instituição e o mercado de trabalho.
Agende um #MeAjudaCarreiras e seja um destaque nos processos seletivos
Está precisando de uma forcinha para se destacar e ter sucesso nos processos seletivos? Você tem dúvidas sobre currículo, entrevista, dinâmica de grupo ou LinkedIn? Agende um #MeAjudaCarreiras (mais…)