fbpx

Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Unifametro

Agende um #MeAjudaCarreiras e seja um destaque nos processos seletivos

Está precisando de uma forcinha para se destacar e ter sucesso nos processos seletivos? Você tem dúvidas sobre currículo, entrevista, dinâmica de grupo ou LinkedIn? Agende um #MeAjudaCarreiras

 


A Unifametro Carreiras está disponível para te ajudar no que precisar! Os atendimentos acontecem às quartas, das 14h às 17h, e às sextas, das 10h às 12h. É um serviço gratuito, on-line e tem duração de 30 minutos.

 

Para agendar o seu horário, preencha o formulário aqui.

Notícias relacionadas
serviço voluntário e estágio obrigatório

Saiba a diferença entre serviço voluntário e estágio obrigatório

Apesar dessas duas modalidades se referirem a atividades em que não há remuneração envolvida, o serviço voluntário e o estágio obrigatório possuem diferentes características. Então, na intenção de te ajudar a entender um pouco mais sobre esses termos, nossa analista de carreiras e psicóloga, Marta Brandão, preparou um texto explicativo, confira: serviço voluntário e estágio obrigatório  

Serviço voluntário

O trabalho voluntário é uma atividade não remunerada em que uma pessoa passa a dedicar seu tempo, trabalho e talento de forma espontânea em benefício de causas de interesse social e comunitário. Esse tipo de experiência pode garantir muitos benefícios pessoais e profissionais, tais como:   - Contribuição social; - Oportunidade de aprendizado; - Experiência profissional na área de formação/atuação; - Networking; - Desenvolvimento/aprimoramento de competências e habilidades; - Possibilidade de causar impacto social.   Além disso, em qualquer área de atuação, o voluntariado tem se mostrado uma forma eficaz para demonstrar ao mercado de trabalho um engajamento com um propósito e com habilidades, como trabalho em equipe, soluções de problemas, relacionamento interpessoal, comunicação, empatia, inovação, criatividade, liderança e orientação para servir. Tudo isso agrega valor ao currículo e histórias interessantes para contar nas entrevistas de emprego. Logo, essa prática pode ser um diferencial nos processos seletivos. Hoje, cada vez mais, as empresas valorizam as atividades voluntárias, especialmente se forem relacionadas à sua área de atuação. Por isso, escolha uma atividade que tenha a ver com o seu propósito - seja lidar com pessoas, seja cuidar de animais, por exemplo. Existem várias organizações de fins não lucrativos, instituições e projetos de extensão que precisam de apoio voluntário e que podem estar perto de você. Fica a dica!  

Estágio obrigatório

O estágio obrigatório faz parte da grade curricular de muitos cursos. Alunos matriculados em cursos que exigem o estágio obrigatório só poderão receber o diploma após o cumprimento das horas estabelecidas para realização do estágio. Nesse caso, o estágio obrigatório pode ser cumprido em empresas conveniadas à instituição ou no próprio ambiente acadêmico. Para Marta Brandão, o estágio obrigatório é uma importante etapa a ser cumprida para que o estudante vivencie a rotina de sua futura área de atuação, além de ser uma excelente maneira de confirmar a escolha da profissão. Saiba também a diferença entre estágio obrigatório e não obrigatório.  

Unifametro Carreiras

Unifametro Carreiras é uma área dedicada, exclusivamente, para apoiar alunos e egressos em seu desenvolvimento de carreira e empregabilidade, fortalecendo o elo entre a instituição e o mercado de trabalho.

Leia Mais
HARD SKILLS E SOFT SKILLS: VOCÊ SABE A DIFERENÇA?

Hard skills e soft skills: você sabe a diferença?

Certamente, você já se deparou com os termos hard skills e soft skills. Esses são conceitos muito utilizados por recrutadores para especificar habilidades técnicas e comportamentais dos profissionais. Entender o significado e a diferença entre eles é importante para identificar e desenvolver suas habilidades e aptidões. Por isso, a psicóloga Marta Brandão, analista de carreiras da Unifametro, explicou as principais distinções entre esses termos:   HARD SKILLS E SOFT SKILLS: VOCÊ SABE A DIFERENÇA?   As hard skills nada mais são do que as habilidades técnicas adquiridas ao longo de nossa trajetória. Em suma, se tratam de habilidades que podem ser mensuradas e comprovadas por intermédio de diplomas, de certificados e de experiências profissionais. Em um processo seletivo, é muito comum o candidato avançar para entrevista em função dessas competências.   Já as soft skills dizem respeito a aspectos mais subjetivos, ligados ao nosso comportamento e ao relacionamento interpessoal. Cada vez mais, as empresas têm utilizado essas competências como um fator decisório na contratação de candidatos. Portanto, essas características são muito importantes na conquista de uma vaga e são elas que irão, de fato, garantir a sua permanência no mercado de trabalho.    Durante o processo seletivo, as soft skills podem ser observadas através de entrevista por competência, testes psicológicos, comportamentais e dinâmicas com foco em alguma competência específica.    Confira as principais diferenças e exemplos:  

HARD SKILLS

SOFT SKILLS

- Competências técnicas; - Colocamos no currículo; - Aptidões técnicas, certificações, qualificações e experiências profissionais; - Facilmente quantificadas e mensuradas. Exemplos: formação acadêmica (graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado); cursos, palestras e eventos; informática (Word, Excel, PowerPoint); conhecimento de softwares (AutoCAD, SAP, TOTVS); fluência em idiomas; experiência em recrutamento e seleção. - Competências comportamentais; - Não colocamos no currículo; - Aptidões mentais, emocionais e sociais; - Mais difíceis de serem mensuradas. Exemplos:  gestão do tempo, adaptabilidade, resiliência, pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação eficaz, criatividade e aprendizado contínuo.
  Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de entrar em contato conosco: carreiras@unifametro.edu.br  

Unifametro Carreiras

A Unifametro Carreiras é uma área dedicada, exclusivamente, para apoiar alunos e egressos em seu desenvolvimento de carreira e empregabilidade, fortalecendo o elo entre a instituição e o mercado de trabalho.

Leia Mais