

Biblioteca
Na Biblioteca Unifametro a sua Experiência Universitária estará completa!
Ao longo de 20 anos, a Biblioteca Unifametro expandiu seu acervo e atualmente conta com 4 bibliotecas instaladas nas unidades de Fortaleza, Cascavel e Maracanaú, com espaços acessíveis à comunidade acadêmica. Dispõe de um acervo integrado com mais de 50.000 itens, voltados para as seguintes áreas: Saúde, Linguística, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Exatas.
Além da disponibilização de livros, manuais, bases de dados, monografias e periódicos (virtuais e físicos), a Biblioteca possui também espaços de estudos climatizados e um Setor de Pesquisa Virtual, onde os alunos podem acessar a Internet de forma gratuita.
Sempre pensando no bem-estar do usuário, a Biblioteca preza por contribuir, semestralmente, às necessidades de informação, estudo, pesquisa e extensão de acadêmicos, professores e funcionários, oferecendo palestras, lançamentos literários, semanas acadêmicas, treinamentos, oficinas e workshops.
Seja de forma virtual ou presencial, a Biblioteca da Unifametro tem como propósito acompanhar seu usuário durante sua jornada acadêmica na Unifametro, utilizando-se de todas as ferramentas disponíveis.
Para entrar em contato conosco:
- E-mail: biblioteca@unifametro.edu.br
- Telefones: (85) 3206-6421 e (85) 3022-7039
Horários de funcionamento:
Campus Carneiro da Cunha
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h e aos sábados, das 8h às 12.
Campus Conselheiro Estelita
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h.
Campus Cascavel
De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.
Campus Maracanaú
De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.
Perguntas Frequentes:
1 - Quantos livros posso levar emprestado?
Aluno e professor têm direito a 5 (cinco) livros emprestados no total. Colaborador 3 (três) livros.
2 - Por quantos dias posso ficar com os livros? Quantas vezes eu posso fazer renovação online/presencial?
O aluno poderá ficar com os livros até 15 (quinze) dias, podendo renovar até duas vezes online, se o livro não estiver reservado. Para renovação online, basta acessar este link, onde serão solicitados o código de usuário e a senha. O código de usuário pode ser solicitado à biblioteca, e a senha é o CPF do aluno. Atenção, o aluno deverá renovar um livro por vez. Caso prefira, o aluno poderá renovar o livro presencialmente, quantas vezes forem desejadas, desde que não tenha reserva.
3 - Estou com um livro atrasado, posso fazer a renovação online?
Não. Em caso de atraso, o aluno deverá se dirigir à biblioteca para quitação do débito.
4 - Posso devolver um livro de uma biblioteca em outra unidade?
Não. O livro deverá ser devolvido na biblioteca do campus onde foi realizado o empréstimo.
5 - Qual o valor da multa por livro e dia de atraso?
O valor da multa é R$ 1,50 por dia e livro em atraso (nas unidade de Fortaleza). Em Maracanaú e Cascavel, o valor é de R$ 1,00 real por dia e livro em atraso.
6 - Como proceder em caso de perda ou roubo do material emprestado sob a minha responsabilidade?
O aluno que perder o material emprestado ou for roubado, deverá repor o material. O mesmo deverá comprar o mesmo livro, da mesma edição ou edição mais recente. Não será aceito livro de edição anterior.
7 - Ex-aluno pode realizar empréstimo de livro ou utilizar os ambientes de estudo?
O aluno egresso (ex-aluno) não poderá realizar empréstimos de livros, mas poderá utilizar os ambientes de estudo da biblioteca, consultando o acervo no ambiente de estudo.
8 – Qual o procedimento para depositar/entregar o TCC à Biblioteca?
Inicialmente, o aluno deverá conferir se o seu trabalho é monografia ou artigo, pois se for monografia, deverá conter a ficha catalográfica. Para solicitá-la envie um e-mail para: fichacatalografica@unifametro.edu.br. Em seguida, o aluno deverá enviar dois arquivos em formato pdf: 1 - o seu trabalho final corrigido; 2 - a ata de defesa assinada pelos membros da banca para o email: tcc.biblioteca@unifametro.edu.br. Além disso, deverá responder o formulário de autorização do repositório institucional no seguinte link: www.unifametro.edu.br/autorizacaotcc.
9 - O que é e quando solicitar a ficha catalográfica?
É a parte do trabalho onde constam as informações bibliográficas necessárias que possibilitam identificar um determinado livro ou qualquer outro documento no acervo bibliotecário. Ela deve ser solicitada apenas quando o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) for monografia. Para outros tipos de TCC, a ficha catalográfica não é elemento obrigatório. A ficha catalográfica deve ser inserida na página seguinte à folha de rosto.
10 - Como faço para acessar a Ebsco Host?
Para ter acesso a plataforma Ebsco, basta acessar o site www.unifametro.edu.br/ebsco. A plataforma está liberada temporariamente. Dessa forma, não há necessidade de acessar com login e senha para realizar sua busca. Mas quando a plataforma está fechada, o acesso é realizado utilizando um código, que é o código de usuário da biblioteca, e a senha, que é o CPF do usuário.
11 - Como funciona o serviço de orientação para padronização ABNT?
Caso tenha interesse no serviço de orientação para padronização ABNT, o aluno deverá enviar e-mail para biblioteca@unifametro.edu.br, solicitando o serviço de orientação. Em até 72 horas úteis, o aluno receberá um e-mail com dia e horário para realização da orientação.