

Você é estudante de Ciências Contábeis ou tem interesse em ingressar nesse curso? Essa é uma área bastante valorizada no mercado de trabalho e está entre as maiores taxas de empregabilidade do Brasil: 93,8%, conforme o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Esse é um profissional bastante requisitado. Isso porque, com exceção dos microempreendedores individuais (MEI), cada novo empreendimento deve contratar os serviços de um contador, segundo a lei 10.406/2002.
Porém, muitos optam por essa graduação, mas não sabem quais são as possíveis áreas de atuação desse segmento. Por isso, listamos cinco possibilidades de carreira para quem faz ensino superior em Ciências Contábeis. Confira:
1 – Auditoria
Ao obter o título de bacharel em Ciências Contábeis, é possível atuar como auditor(a). O profissional será responsável por realizar análises de todas as atividades desenvolvidas por uma empresa. O maior objetivo do auditor é verificar se as ações dessas organizações estão de acordo com as normas estabelecidas por Lei e com os princípios da contabilidade. Existem dois tipos de auditor: o interno e o externo.
O interno trabalha em prol da empresa, com um foco preventivo. Ele é muito útil, por exemplo, para que os acionistas da empresa saibam como o dinheiro investido no negócio está sendo cuidado pelos diretores. E o externo, normalmente atua de forma investigativa e surge quando a organização precisa de um auxílio de terceiros – por exemplo, quando a empresa está sendo vendida.
2 – Controladoria
Essa área é responsável pelo controle orçamentário e administrativo de uma organização. A controladoria facilita o acesso a dados financeiros e contábeis, algo que auxilia nas tomadas de decisões dos gestores. O profissional desse segmento coopera para uma administração eficiente, mantendo os negócios saudáveis e lucrativos.
Dentro de uma empresa, há margem para crescimento nessa área: o bacharel inicia a carreira como assistente contábil e pode tornar-se analista contábil e gestor, conhecido como controller.
3 – Serviço público
Ao graduar-se em Ciências Contábeis, o formando pode participar de seleções na área pública. Com o registro de contator pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC), há a possibilidade de realizar concursos públicos específicos para esse título. O leque de possibilidades é amplo. Um concurso para a Receita Federal, por exemplo, é uma oportunidade, já que grande parte do que é pedido no edital da prova é visto na grade curricular do curso.
4 – Perícia contábil
Esse campo de atuação dedica-se a auxiliar em processos judiciais com informações contábeis. É o perito contábil que revisa toda a contabilidade relacionada ao objeto do processo em questão. Em resumo, a Norma Brasileira de Contabilidade define essa área como: o conjunto de procedimentos técnicos que visam a emissão de laudo ou parecer sobre questões contábeis.
5 – Professor/Pesquisador
O graduado em Ciências Contábeis também pode atuar como pesquisador da área ou até mesmo lecionar em instituições de ensino superior (IES). Para isso, é necessária uma formação adicional, como o mestrado e, posteriormente – como um diferencial – um doutorado. Além disso, é possível dividir o conhecimento por meio de cursos livres, técnicos e profissionalizantes.
Ciências Contábeis Unifametro
O curso de Ciências Contábeis da Unifametro proporciona ao aluno uma sólida fundamentação humanística, social, técnica e científica. Reconhecida com nota 4 (de 1 a 5) pelo Ministério da Educação (MEC), a graduação busca desenvolver pleno domínio das responsabilidades funcionais do aluno, envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas. Faça a sua inscrição aqui.