

No desenvolvimento das atividades escolares, muitas crianças podem apresentar dificuldades na prática de alguns exercícios ou até na absorção dos conteúdos. Essas percepções preocupam os pais pela possibilidade de problemas mais sérios, como o transtorno de aprendizagem. A pedagoga Angelina Silva, professora do curso de Pedagogia da Unifametro, explica possíveis formas de identificar as complicações nos pequenos. Confira a entrevista:
O que causa a Dificuldade de Aprendizagem?
Angelina Silva: Existem vários fatores que ocasionam a dificuldade de aprendizagem, os quais podem estar associados a fatores orgânicos ou externos. Os fatores orgânicos são lesões e doenças cerebrais, falha no desenvolvimento cerebral, desequilíbrio neuroquímico, hereditariedade e fatores externos são influência ambientais (pedagógicos, socioeconômico e familiares). As dificuldades podem ainda serem caracterizadas como transitórias ou permanentes, podendo estas ocorrer em qualquer momento do processo de ensino e aprendizagem.
Vale lembrar que a dificuldade de aprendizagem não é o mesmo que transtorno de aprendizagem. A dificuldade de aprendizagem geralmente é ocasionada por fatores externos como metodologia inadequada, conflitos familiares, mudanças frequentes de escola, diferenças socioeconômicas e/ou culturais, bullying, troca de professores, separação dos pais, problemas de saúde, etc. Já o transtorno de aprendizagem é algo interno, intrínseco na criança a qual está relacionada a um padrão de dificuldade de origem neurobiológica como epilepsia, paralisia cerebral e também decorrente de deficiências em geral como intelectual, auditiva, visual, física que acarretam dificuldades na assimilação de conteúdos referentes a escrita, leitura e capacidades matemática.
Quais são as dificuldades mais comuns?
Angelina Silva: Os tipos mais comuns de dificuldades de aprendizagem envolvem problemas de leitura, escrita e raciocínio lógico matemático. Como citado anteriormente as dificuldades podem ser causadas por diversos fatores, no entanto ao que estão associadas ao transtorno de aprendizagem os mais comuns são:
– Dislexia: dificuldade em leitura e escrita;
– Discalculia: dificuldades para contar e lembrar fatos numéricos;
– Disgrafia: dificuldade na escrita;
– Disortografia: dificuldades na ortografia;
– TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
Como identificar a dificuldade de aprendizagem?
Angelina Silva: As dificuldades de aprendizagem para serem identificadas exigem um olhar flexível do professor sobre seu aluno, pois cada um tem sua especificidade e forma de aprender. Porém, alguns sinais perceptíveis nas pessoas com dificuldades de aprendizagem são:
– Dificuldades em aprender cores, formas, letras e números;
– Falta de atenção e interesse do aluno;
– Dificuldades na coordenação motora;
– Baixo rendimento escolar;
– Dificuldades para seguir regras;
– Atrasos na alfabetização;
– Dificuldades em raciocínio lógico e operações matemáticas;
– Baixa autoestima;
– Comportamento agitado;
– Falta de interesse nos estudos;
– Indisciplina;
– Dificuldades em organizar ideias, etc.
Qual o papel dos pais e professores ao identificar essas dificuldades?
Angelina Silva: Cada indivíduo tem a capacidade de aprender e se desenvolver dentro de suas especificidades, para tanto é necessário que pais e professores compreendam que cada indivíduo é singular. No entanto, para que a aprendizagem ocorra de forma satisfatória é importante compreendermos o ser humano de forma plena e que cada um aprende em ritmos diferentes e com as condições que lhe são permitidas de acordo com as potencialidades de cada um. Os pais devem acolher, dialogar com os filhos, criar rotinas de estudos e um ambiente confortável que favoreça a aprendizagem e manter sempre parceria com o professor da sala regular, quando necessário procurar ajuda especializada. O professor deve compreender cada aluno de acordo com suas especificidades e criar metodologias e estratégias de ensino (aulas lúdicas, jogos pedagógicos) que estimulem e favoreçam a aprendizagem de todos.
Como ajudar as crianças com dificuldades de aprendizagem?
Angelina Silva: As dificuldades de aprendizagem é um desafio para professores, pais e para a criança. No entanto, o primeiro passo para ajudar as crianças que tem dificuldade de aprendizagem é compreendendo que cada criança é capaz de aprender e se desenvolver de acordo com suas especificidades, para tanto precisam serem estimuladas e compreendidas em suas limitações. Nesse sentido é necessário que os professores e escolas tenham boas estratégias e ações voltadas para o desenvolvimento da aprendizagem, ambiente estimulador, parceria com as famílias, desenvolvimento de atividades lúdicas e jogos pedagógicas voltados para cada faixa etária e dificuldade identificada, acompanhamento individualizado e avaliações diagnosticas para acompanhamento dos avanços e aprendizagens dos alunos, parceria com as famílias, buscar apoio psicopedagógico.