fbpx

Visualizar Menu
Inscreva-se

Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Unifametro

Saiba tudo sobre o ENADE 2019

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma avaliação anual feita pelo Ministério da Educação (MEC) para verificar a qualidade do Ensino Superior no Brasil e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.

 

Clique aqui e confira o comunicado oficial de regularização de participantes ausentes do Enade 2018.

 

Quem vai fazer o Enade 2019?

Este ano, farão o Enade os CONCLUINTES dos cursos de Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Estética e Cosmética, Gestão Hospitalar, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia.

 

ATENÇÃO: os concluintes do curso de Engenharia de Produção do Campus Maracanaú também farão o Enade 2019.

 

 

 

O Enade 2019

Em 2019, o Enade acontecerá dia 24 de novembro, às 13h, pelo horário de Brasília. Clique aqui e confira o edital com todas as informações sobre o Enade 2019.

 

O Enade é importante para a Instituição de Ensino Superior, e também para o aluno, pois é através dele que é definido o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Sendo assim, um CPC alto acaba definindo o peso e importância do diploma.

 

Quem são os concluintes?

– Estudantes dos Cursos de Bacharelado que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2020 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 30 de agosto de 2019.

– Estudantes dos Cursos Superiores de Tecnologia que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2019 ou que tenham cumprido 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 30 de agosto de 2019.

 

Como sei se farei o Enade 2019?

As relações de alunos inscritos no Enade 2019 serão divulgadas a partir do dia 12 de agosto de 2019.

 

Questionário eletrônico

O Questionário do Estudante é um dos instrumentos de coleta de informações do Enade, de caráter obrigatório, que tem por objetivo subsidiar a construção do perfil socioeconômico do estudante e obter uma apreciação quanto ao seu processo formativo. O questionário estará disponível a partir do dia 02 de setembro.

 

O Enade é obrigatório?

A realização do Exame e o preenchimento do questionário eletrônico são componentes curriculares obrigatórios para todos os CONCLUINTES habilitados dos cursos avaliados na edição 2019. A situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar, sendo assim, o estudante que não realizar a prova e/ou não preencher o questionário eletrônico (e não justificar a ausência, nos termos do Edital do INEP Nº 43 de 04.06.2019) não poderá Colar Grau e, consequentemente, receber o seu diploma, até que sua situação junto ao Enade seja regularizada, o que está previsto para ocorrer (conforme Edital acima) em setembro de 2020.

Notícias relacionadas

Saiba tudo sobre o ENADE 2018

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma avaliação anual feita pelo MEC para verificar a qualidade do Ensino Superior no Brasil e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. (mais…)

Leia Mais

Luiz Esteves ministra Palestra Exclusiva para Estudantes Enadistas da Unifametro

Luiz Esteves ministra Palestra Exclusiva com o tema "Se avexe que atrás vem gente" para Estudantes Enadistas da Unifametro.     O evento contará, além da Palestra, com atividades interativas, sorteio de brindes e uma recepção especial para nossos alunos. Local: UNIFAMETRO - Auditório - Campus Carneiro da Cunha, Bloco A, 1º andar. Data: 23/11 às 18h.

Leia Mais

Saiba tudo sobre o ENADE 2022

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma avaliação anual feita pelo Ministério da Educação (MEC) para verificar a qualidade do Ensino Superior no Brasil e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.  

Quem vai fazer o Enade 2022?

Este ano, farão o Enade os CONCLUINTES dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Psicologia e Serviço Social.  

Onde serão as provas?

Confira abaixo a lista dos locais de provas dos alunos que irão realizar a prova do Enade 2022.  

O Enade 2022

Em 2022, o Enade acontecerá dia 27 de novembro, às 13h, pelo horário de Brasília. Clique aqui e confira o edital com todas as informações sobre o Enade 2022.   O Enade é importante para a Instituição de Ensino Superior, e também para o aluno, pois é através dele que é definido o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Sendo assim, um CPC alto acaba definindo o peso e importância do diploma.  

Quem são os concluintes?

- Estudantes dos Cursos de Bacharelado que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do curso e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do ENADE 2022 ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2023. - Estudantes dos Cursos Superiores de Tecnologia integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do curso e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do ENADE 2022 ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2022.  

Como sei se farei o Enade 2022?

As relações de alunos inscritos no Enade 2022 serão divulgadas a partir do dia 01 de setembro de 2022.  

Questionário eletrônico

O Questionário do Estudante é um dos instrumentos de coleta de informações do Enade, de caráter obrigatório, que tem por objetivo subsidiar a construção do perfil socioeconômico do estudante e obter uma apreciação quanto ao seu processo formativo. O questionário estará disponível a partir do dia 01 de setembro.  

O Enade é obrigatório?

A realização do Exame e o preenchimento do questionário eletrônico são componentes curriculares obrigatórios para todos os CONCLUINTES habilitados dos cursos avaliados na edição 2022. A situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar, sendo assim, o estudante que não realizar a prova e/ou não preencher o questionário eletrônico (e não justificar a ausência, nos termos do Edital do INEP Nº 51 de 24.06.2022) não poderá Colar Grau e, consequentemente, receber o seu diploma, até que sua situação junto ao Enade seja regularizada, o que está previsto para ocorrer (conforme Edital acima).

Leia Mais