fbpx

Visualizar Menu
Inscreva-se

Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Unifametro

Ansioso com o final do semestre?! Confira dicas para manter a mente tranquila

Quem não fica ansioso quando vai chegando o período de provas, né? 

 

Ansiedade durante o período. de provas finais

 

O final do semestre costuma deixar muitos estudantes com as emoções afloradas. A preocupação com as AP2 e/ou o medo de reprovar alguma disciplina específica pode gerar instabilidade emocional. A ansiedade é uma reação natural do nosso corpo e ela surge diante da expectativa com relação ao que está por vir. Isso é normal e muito comum!

Entretanto, se os sintomas são intensos e persistentes, é importante buscar ajuda profissional. Esse é um momento de muitas expectativas para os estudantes. Por isso, a psicóloga Marta Brandão, Analista de Carreiras da Unifametro, listou algumas estratégias que podem te auxiliar a manter a mente tranquila antes e durante esse período.

 

Dicas para controlar a ansiedade pré-prova


1 – Prepare-se com antecedência


Para encarar a maratona de provas com mais tranquilidade, o ideal mesmo é se planejar e organizar bem os estudos para não precisar revisar o conteúdo às vésperas. A falta de planejamento e organização na hora de estudar pode ser uma das principais causas da ansiedade e nervosismo nesse período. 

Portanto, estabelecer um cronograma de estudos com metas realistas (e cumpri-lo) fará com que você seja capaz de avaliar seu progresso, bem como correr atrás do prejuízo, se for o caso. Uma coisa é certa: quanto mais bem preparado você estiver, menos ansioso se sentirá.

 

 

2 – Evite estudar na véspera


Deixar para estudar poucos dias antes da prova é um erro bem comum entre muitos estudantes. A proximidade das provas pode aumentar ainda mais a ansiedade. 

Por isso, estudar nas vésperas não é recomendado, pois se você já está em um momento de ansiedade, pode achar que não sabe algum ponto importante. Isso pode gerar ainda mais preocupações e estresse.

 

3 – Mantenha uma atitude positiva


Apesar de ser um momento difícil e de muitas preocupações, se manter positivo e confiante durante a preparação e realização das provas pode contribuir para o seu melhor desempenho. Se você já estudou e se preparou durante semanas, com certeza tem o conteúdo que precisa em mente. 

Portanto, a melhor estratégia é confiar em você mesmo e mentalizar o seu êxito. E quando bater a sensação de que não vai conseguir: pense e escreva os motivos pelos quais você acredita que vai se sair bem nas provas e liste as situações na sua vida em que você sentiu orgulho de você mesmo. Leia essas duas listas antes das provas.

Não esqueça: é normal ter dificuldade em algumas disciplinas e se sentir desanimado e exausto. Nessas horas, converse com alguém que lhe tranquilize, alguém de sua confiança. Essa atitude vai ajudá-lo a se manter confiante, além de aliviar a tensão. Se ainda assim você continuar desanimado, faça uma pausa pra fazer algo que você gosta.


4 – Foque na sua respiração

 

Durante o dia procure prestar atenção à sua respiração, focar no tempo presente e, quando se perceber nervoso, foque no inspirar e no expirar. O exercício de respiração pode diminuir a ansiedade e melhorar a concentração.  Basta inspirar profundamente expandindo a sua barriga e soltar o ar lentamente.


5 – Cuide da sua alimentação e tenha boas noites de sono. 


Muitos estudantes ficam tão focados em revisar todo o conteúdo que esquecem de se alimentar propriamente. Por isso, podem chegar no dia da prova se sentindo cansados, fracos e com o raciocínio mais lento. O cuidado com a alimentação é fundamental!

Na véspera da prova opte por alimentos leves e nutritivos. Comidas muito gordurosas podem comprometer o funcionamento do corpo e aumentar a ansiedade. Além disso, ter boas noites de sono é essencial para deixá-lo mais ativo mentalmente, o que pode contribuir positivamente no seu desempenho nas provas.


6 – Faça algum exercício físico


Caso você não tenha o costume de se exercitar, programe-se para colocar em prática alguns exercícios físicos nos dias que antecedem a prova. Uma caminhada, dançar, subir escadas, por exemplo, podem aliviar o estresse e a tensão, graças à produção de endorfina que é um hormônio que gera sensação de recompensa e bem-estar no organismo. 

Além disso, movimentar o corpo também estimula o trabalho do cérebro, potencializando a ativação da memória e o raciocínio mais rápido.

 

Dicas para controlar a ansiedade durante a prova


1 – Administração do tempo


Saber administrar o tempo pode ser uma estratégia para diminuir a ansiedade e a tensão. Então, procure estipular um período para ficar em cada questão. O recomendado é que você comece pelas questões em que tem mais facilidade.

 

2 – Dê pausas e respeite as suas necessidades.

 

Durante a prova, escolha qual o melhor momento para relaxar a mente, beber água, ir ao banheiro, comer alguma coisa ou fazer algum exercício de alongamento. 

 

 

 

Unifametro Carreiras

 

A Unifametro Carreiras é uma área dedicada, exclusivamente, para apoiar alunos e egressos em seu desenvolvimento de carreira e empregabilidade, fortalecendo o elo entre a instituição e o mercado de trabalho.

 

 

 

Notícias relacionadas

Nossos cursos de férias estão com inscrições abertas! Confira a programação

O período das férias também é uma oportunidade para adquirir conhecimento e desenvolver habilidades importantes para a sua carreira. Por isso, em agosto, iremos oferecer 30 cursos de extensão gratuitos nas áreas da saúde, beleza, empreendedorismo, criatividade, gestão, linguagens, direito e mercado.  

  As aulas ocorrerão do dia 02 a 07/08, de forma remota, por meio do nosso canal do YouTube. Os cursos serão ofertados nos turnos da manhã, tarde e noite, com emissão de certificado para os inscritos.   São 64 mil vagas ofertadas. Então, já sabe, né? Aproveite esse momento para aprimorar as suas competências e se destacar no mercado de trabalho!  

Confira a programação e inscreva-se gratuitamente:

  [ninja_tables id="15295"]

Leia Mais

Como aproveitar as férias para se desenvolver profissionalmente

As férias já chegaram, o que significa que as provas e as aulas do semestre 2021.1 finalmente acabaram! Esse é um período muito esperado pelos estudantes, visto que é um momento para descansar e aproveitar o tempo livre. Mas, para quem está em busca de desenvolvimento profissional ou de uma nova posição no mercado de trabalho, seja transição, recolocação ou primeiro emprego, as férias também podem ser muito úteis.      Por isso, a psicóloga Marta Brandão, analista de carreiras da Unifametro, listou dicas de como aproveitar esse momento para se destacar e conquistar aquela vaga dos sonhos:  

1 - Desenvolva o autoconhecimento

  O primeiro passo é fazer uma lista com os seus pontos fortes. Estar seguro do que você sabe fazer e o que tem a oferecer para o mercado de trabalho é fundamental. Portanto, insira na lista atividades que você faz com muita qualidade, além das características pessoais positivas que você considera importantes. Por exemplo: falar bem em público, negociação, relacionamento interpessoal, cumprimento de prazos, etc. Não esqueça de incluir também habilidades e conhecimentos técnicos, como idiomas, conhecimento de softwares, área de formação, entre outros. Adicione também aprendizados adquiridos ao longo da sua trajetória profissional, os melhores resultados que já entregou, as maiores conquistas, suas qualidades e competências. É muito importante fazer este exercício para desenvolver um bom currículo e conseguir ter segurança para contar a sua história num processo seletivo. Além disso, identifique e trabalhe os pontos que você precisa melhorar, sejam eles comportamentais e/ou técnicos.  

2 - Organização e planejamento

  Planejamento, foco e dedicação são pré-requisitos indispensáveis para quem busca uma nova oportunidade. Para isso, é preciso encarar essa tarefa como um trabalho para se tornar mais produtivo e gerar melhores resultados. Além disso, alguns pontos são fundamentais:   - Saiba aonde quer chegar para traçar um plano e manter o foco em seus objetivos. Dessa forma, fica mais fácil se organizar;  - Avalie quais suas áreas de interesse e faça um levantamento em sites de emprego, consultorias e empresas em que você gostaria de trabalhar. Depois disso, cadastre-se e acesse diariamente o site e as redes sociais dessas organizações para ficar atento ao surgimento de oportunidades;  - Faça uma lista das principais competências exigidas para o cargo que você almeja e analise se seus conhecimentos e habilidades são compatíveis; - Tenha o controle de quais processos seletivos você se candidatou e como está o andamento das vagas.  

 3 - Atualize seu currículo e redes sociais profissionais

  Aproveite o tempo livre para atualizar o currículo e destacar competências e diferenciais que você tem. Uma dica importante: quando for preparar o currículo, invista em palavras-chave que correspondam à sua área de atuação. O currículo precisa ser claro, objetivo e estar em conformidade com a vaga a qual pretende se candidatar. Não esqueça de ressaltar: objetivo profissional, experiências profissionais/acadêmicas, formação e cursos complementares. Organize as informações em tópicos e opte por um modelo de currículo neutro. Além disso, crie ou atualize seu perfil no Linkedin. Essa rede social é uma ferramenta super útil e fundamental para quem deseja fazer networking, fortalecer a marca profissional, conseguir aquela vaga tão desejada e até mesmo adquirir ou ampliar conhecimentos! Mas não esqueça: sua marca pessoal deve refletir exatamente aquilo que você é. Isso é válido para todas as redes sociais, pois de nada adianta ter um currículo incrível se isso não corresponder com a realidade.   

4 - Capacite-se sempre

  Além de procurar vagas e enviar currículos, também é recomendável reservar um tempo para adquirir ou aprimorar conhecimentos. Manter-se atualizado deve ser sempre uma prioridade, é preciso estar atento às necessidades e tendências do mercado de trabalho atual. Várias instituições renomadas oferecem cursos on-line e, muitas vezes, gratuitos ou com valores acessíveis. Esse pode ser um excelente momento para dar uma turbinada no seu currículo e ficar ainda mais preparado para o mercado de trabalho.  

5 - Networking: ative e fortaleça a sua rede de contatos

  Não tenha vergonha de falar para as pessoas próximas que está buscando uma nova oportunidade. Manter contato com colegas, ex-chefes, professores e pessoas adicionadas é muito importante para garantir que você seja lembrado quando alguém precisar de um profissional com seu perfil. Além disso, participar de eventos e de conversas em redes sociais pode ser uma boa fonte de contatos. Nessas trocas de experiência e vivências, podem surgir indicações, ideias, dicas e parcerias importantes para a carreira.  

6 - Desenvolva softs skills

  Desenvolver soft skills é de extrema importância para qualquer profissional de qualquer área. Essas são habilidades comportamentais e sociais. Cada vez mais as empresas têm utilizado essas competências como critério na hora da contratação. Por isso, identificar e ampliar suas competências comportamentais é tão importante quanto ter uma formação específica na área de atuação.  Alguns exemplos de soft skills valorizadas pelo mercado: gestão do tempo, adaptabilidade, resiliência, pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação eficaz, criatividade, colaboração e aprendizado contínuo.  

7 - Realize um trabalho voluntário

  Realizar trabalhos voluntários também pode ser uma boa opção para aproveitar bem as férias e ainda pode contar como um diferencial no mercado de trabalho. Escolha uma atividade que tenha a ver com o seu propósito - seja de lidar com pessoas ou cuidar de animais, por exemplo - e busque alternativas para contribuir em sua comunidade.  

8 - Cuide de si mesmo

  Aproveite o tempo livre para fazer coisas que gosta e que te fazem sentir bem. Estar em dia com o autocuidado é fundamental para qualquer profissional que esteja em busca de uma nova oportunidade no mercado. Portanto, procure identificar ações que façam sentido para você. Pode ser a leitura de um livro, observar sua respiração, escrever sobre suas emoções, assistir a um filme/série, ouvir uma boa música, dormir bem, manter contato com familiares, amigos e colegas, entre outros.  

9 - Prepare-se para a entrevista

  Vista-se adequadamente, seja pontual e prepare-se para as possíveis perguntas. Seja claro e objetivo, saiba falar bem sobre si mesmo, de suas competências e de suas principais realizações profissionais e/ou acadêmicas. E lembre-se: estude sobre a empresa e a vaga, demonstre real interesse, brilho nos olhos e seja você mesmo!   Esperamos que essas dicas contribuam para o seu sucesso!  

Unifametro Carreiras

A Unifametro Carreiras é uma área dedicada, exclusivamente, para apoiar alunos e egressos em seu desenvolvimento de carreira e empregabilidade, fortalecendo o elo entre a instituição e o mercado de trabalho.  

Leia Mais