fbpx

Visualizar Menu

Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Unifametro

Não tem experiência profissional? Confira 10 dicas do que colocar no currículo

A jornada acadêmica não deve ser um período exclusivamente dedicado às aulas, trabalhos e provas, né?

 

 

Em um mercado de trabalho cada vez mais exigente, montar um currículo competitivo se torna uma tarefa ainda mais desafiadora, principalmente para candidatos sem experiência profissional. Por isso, torna-se importante que os profissionais busquem meios para se destacar na busca por uma vaga.

Pensando nisso, a psicóloga Marta Brandão, Analista de Carreiras da Unifametro, listou algumas dicas importantes sobre o que colocar no currículo quando você ainda não possui experiência profissional.

 

Confira!

 

1 – Estágio extracurricular

 

A prática do estágio é uma excelente maneira de confirmar a escolha da profissão, agregar valor ao currículo, fazer networking, desenvolver e aprimorar competências e habilidades.

 

Na Unifametro você conta com o Carreiras, área voltada para apoiar alunos e egressos em seu desenvolvimento de carreira e empregabilidade, contribuindo para sua inserção ou recolocação profissional. No Unifametro Carreiras você encontra vagas de estágios, efetivas, capacitações e o serviço de consultoria de carreira. Além disso, o setor é responsável pela gestão administrativa e legal dos estágios não obrigatórios realizados pelos alunos dos cursos de Graduação e Pós-graduação, sendo responsável pela intermediação, análise e assinatura dos documentos.

 

2 – Participação em Projetos de iniciação cientifica e monitoria

 

Uma das melhores formas de explorar e se experimentar na carreira acadêmica é por meio dos programas de monitoria, de iniciação científica e participação em grupos de pesquisa.

 

Na Unifametro você conta com a Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM), que proporciona à comunidade acadêmica o exercício científico que integra a teoria, o método e a criatividade, como práticas acadêmicas essenciais para a produção do conhecimento e do entendimento da realidade, assim como para a melhoria da qualidade do ensino e da formação profissional e cidadã dos estudantes.

 

3 – Atuação em Projetos de extensão

 

Os Projetos de extensão são atividades que envolvem a interação da universidade com a sociedade. A participação e o envolvimento em projetos de extensão e acadêmicos são ótimas oportunidades para você demostrar habilidades como trabalho em equipe, inovação e liderança, por exemplo.

 

Se você ficou interessado, converse com os seus professores e coordenação do curso e veja as possibilidades de atuação. Além disso, fale também com o Núcleo de Extensão e Responsabilidade (NERS) e tire suas dúvidas.

 

4 – Serviço Voluntário

 

O serviço voluntário pode ser um diferencial no mercado de trabalho, uma vez que muitas empresas valorizam as atividades voluntárias, especialmente se forem relacionadas à própria área de atuação no mercado.

 

5 – Idiomas e ferramentas imprescindíveis para a sua área de formação

 

Como o candidato não possui experiência, é importante mostrar que tem outras habilidades que poderão ser utilizadas. Exemplos: domínio de outras línguas, de ferramentas como o Excel, conhecimento nos sistemas Fortes e TOTVS, dentre outros.

 

6 – Trabalhos informais (desde que se relacione com a vaga)

 

Para profissionais em início de carreira, é válido descrever experiências, mesmo não tendo trabalhado formalmente. Você pode apresentar experiências informais como um trabalho freelancer, autônomo, um intercâmbio ou uma vivência fora do país, por exemplo. O importante é que o candidato consiga destacar, durante a entrevista, alguma característica que possa ser relevante para a vaga.

 

Por exemplo: vender doces na faculdade pode e deve ser colocado no currículo como uma experiência, já que demonstra habilidades como iniciativa, proatividade, habilidades de vendas e negociação.

 

7 – Trabalho temporário

 

O trabalho temporário possui um prazo determinado. As empresas buscam candidatos para substituir algum profissional por um período ou por conta do aumento da demanda, como o comércio em datas especiais. Essa experiência é uma excelente maneira de desenvolver e aprimorar habilidades, ampliar rede de contatos e existe a possibilidade de ser efetivado.

 

8 – Adquira e amplie conhecimentos participando de cursos, oficinas, palestras e lives

 

Adquira e expanda conhecimentos tanto na sua área de formação, como conhecimentos para se manter atualizado diante das mudanças no mercado. Grandes instituições têm oferecido cursos online, gratuitos e com certificados. Essa pode ser uma excelente oportunidade para você dar um “up” no seu currículo e ficar ainda mais preparado para o mercado de trabalho.

 

Vale destacar que a Unifametro conta com o programa Expandir, vinculado ao Núcleo de Extensão e Responsabilidade Social (NERS). O programa oferece cursos gratuitos de curta duração para alunos e comunidade, com ofertas todos os meses.

 

9 – Participe de eventos voltados à sua área de formação

 

Participar de eventos é muito importante, mesmo que de forma virtual, pois pode ser uma boa fonte de contatos com profissionais de diversas áreas do conhecimento, uma excelente maneira de desenvolver novos conhecimentos, além de ser uma estratégia de se manter atualizado, já que novas ideias, debates e discussões sempre surgem ou acontecem.

Você pode citar feiras, congressos, seminários, mesas redondas, simpósios e jornadas, sempre se perguntando se o evento tem relação de alguma forma com o que você deseja para sua carreira.

 

10 – Construa e cultive uma boa rede de networking

 

Construir, ampliar e cultivar sua rede de contatos é fundamental para se inserir ou se recolocar no mercado de trabalho. Colegas e chefes de empresas anteriores, colegas da faculdade, professores, pessoas que você adicionou e as empresas em que você gostaria de trabalhar são bastante importantes. Mas, para garantir que você seja lembrado quando alguém precisar de um profissional com seu perfil, é importante que sua rede de contatos saiba que você está buscando novas oportunidades.

Notícias relacionadas
Conheça o Centro de Medicina Veterinária da Unifametro

Conheça o nosso Centro de Medicina Veterinária

Já sabe da novidade? O nosso Centro de Medicina Veterinária está de portas abertas! O local é mais um ambiente acadêmico da Unifametro, desenvolvido para que estudantes de Medicina Veterinária tenham um espaço para executar atividades práticas do curso. Além disso, para reforçar o nosso compromisso social, o Centro também presta serviço à comunidade.    Atendemos cães, gatos e alguns animais exóticos, como porquinhos-da-Índia, coelhos etc. E fica ligado: durante o mês de junho, todas as consultas ocorrem de segunda a sexta-feira, no período da tarde. Por enquanto, nesse mês de inauguração, os atendimentos são gratuitos apenas mediante agendamento prévio. Porém, nos próximos meses, os tratamentos oferecidos passarão a ter um preço social.   Ficou interessado em trazer seu pet? Conheça os nossos serviços:   - Consultas clínicas e de rotina;   - Exames complementares (hemograma, bioquímica sérica, eletrocardiografia e ultrassonografia);  - Consultas dermatológicas;   - Consultas geriátricas;  - Consultas obstétricas.   Para tirar dúvidas e agendar consultas, é só entrar em contato pelo telefone (85) 3206-6432.  O Centro de Medicina Veterinária fica localizado na Rua Liberato Barroso, nº 1391.  

Leia Mais
HARD SKILLS E SOFT SKILLS: VOCÊ SABE A DIFERENÇA?

Hard skills e soft skills: você sabe a diferença?

Certamente, você já se deparou com os termos hard skills e soft skills. Esses são conceitos muito utilizados por recrutadores para especificar habilidades técnicas e comportamentais dos profissionais. Entender o significado e a diferença entre eles é importante para identificar e desenvolver suas habilidades e aptidões. Por isso, a psicóloga Marta Brandão, analista de carreiras da Unifametro, explicou as principais distinções entre esses termos:   HARD SKILLS E SOFT SKILLS: VOCÊ SABE A DIFERENÇA?   As hard skills nada mais são do que as habilidades técnicas adquiridas ao longo de nossa trajetória. Em suma, se tratam de habilidades que podem ser mensuradas e comprovadas por intermédio de diplomas, de certificados e de experiências profissionais. Em um processo seletivo, é muito comum o candidato avançar para entrevista em função dessas competências.   Já as soft skills dizem respeito a aspectos mais subjetivos, ligados ao nosso comportamento e ao relacionamento interpessoal. Cada vez mais, as empresas têm utilizado essas competências como um fator decisório na contratação de candidatos. Portanto, essas características são muito importantes na conquista de uma vaga e são elas que irão, de fato, garantir a sua permanência no mercado de trabalho.    Durante o processo seletivo, as soft skills podem ser observadas através de entrevista por competência, testes psicológicos, comportamentais e dinâmicas com foco em alguma competência específica.    Confira as principais diferenças e exemplos:  

HARD SKILLS

SOFT SKILLS

- Competências técnicas; - Colocamos no currículo; - Aptidões técnicas, certificações, qualificações e experiências profissionais; - Facilmente quantificadas e mensuradas. Exemplos: formação acadêmica (graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado); cursos, palestras e eventos; informática (Word, Excel, PowerPoint); conhecimento de softwares (AutoCAD, SAP, TOTVS); fluência em idiomas; experiência em recrutamento e seleção. - Competências comportamentais; - Não colocamos no currículo; - Aptidões mentais, emocionais e sociais; - Mais difíceis de serem mensuradas. Exemplos:  gestão do tempo, adaptabilidade, resiliência, pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação eficaz, criatividade e aprendizado contínuo.
  Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de entrar em contato conosco: carreiras@unifametro.edu.br  

Unifametro Carreiras

A Unifametro Carreiras é uma área dedicada, exclusivamente, para apoiar alunos e egressos em seu desenvolvimento de carreira e empregabilidade, fortalecendo o elo entre a instituição e o mercado de trabalho.

Leia Mais