fbpx

Visualizar Menu
Inscreva-se

Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Unifametro

Portfólio: o que é e como montar o seu

Para grande parte dos candidatos, montar um bom currículo e se preparar para processos seletivos e entrevistas são as principais preocupações na hora de procurar um novo emprego ou estágio. No entanto, para os profissionais das áreas de arquitetura, publicidade, tecnologia e engenharia, por exemplo, fazer um portfólio é essencial para conquistar uma vaga dos sonhos, alcançar novos clientes ou fechar um negócio.

 

 

O portfólio é um material (físico ou online) que reúne amostras de seus melhores trabalhos. Trata-se de uma demonstração prática de suas habilidades e experiências profissionais e/ou acadêmicas, o que será fundamental para o recrutador avaliar se você é criativo e se domina as técnicas e habilidades que o cargo exige.

 

Vale destacar que o portfólio e o currículo são ferramentas distintas. O currículo é um documento que contém o histórico da sua trajetória profissional e acadêmica. Já o portfólio é um importante complemento do currículo.

 

A psicóloga Marta Brandão, analista de carreiras da Unifametro, listou oito dicas para produzir um bom portfólio e valorizar seu trabalho:

 

1 – Defina seu objetivo

Qual o motivo de criar esse portfólio? O que você quer apresentar? Pensar sobre qual é o objetivo do seu portfólio é fundamental, visto que será o norte para a sua criação.

 

2 – Planejamento e organização

Selecionar os melhores trabalhos que você realizou durante a sua trajetória pode levar tempo. Portanto, quanto antes você começar, melhor. 

Organize as informações por ordem cronológica (do mais recente para o mais antigo), por tema ou categoria. O importante é deixar o portfólio objetivo e de fácil entendimento.

 

3 – Apresente-se

Inclua uma sessão para apresentar você, seus objetivos e qualificações.

 

4 – Priorize os melhores trabalhos

Em um processo seletivo, os recrutadores e gestores têm pouco tempo para analisar o material dos candidatos. Então, na construção do portfólio é importante prezar pela qualidade e não pela quantidade. Logo, é crucial optar pelos melhores trabalhos.

 

Um alerta: É imprescindível que os trabalhos sejam de sua autoria. Caso o projeto tenha sido desenvolvido em grupo, especifique somente a parte em que você teve participação.

 

5 – Cuidado com a linguagem

Sua imagem pode ficar comprometida devido ao mau uso da linguagem. Para tanto, direcione sua atenção para não cometer erros ortográficos e de concordância nem erros de digitação. A recomendação é procurar revisar o material antes de passá-lo para frente. Caso seja necessário, peça alguém para revisá-lo.

 

6 – Atualize sempre 

Assim que terminar algum projeto ou atividade, avalie se é interessante inserir no material. Por isso, aproveite e já inclua essa informação para que as chances de esquecer de adicionar um trabalho legal diminuem bastante.

 

7 – Ferramentas para criação

Versões em pdf podem ser criadas em diferentes ferramentas, por exemplo, o Power Point, Canvas, até ferramentas de design mais profissionais, como o InDesign e o Illustrator. Já para a versão online, uma das ferramentas mais utilizadas é o Behance por possuir funcionalidades intuitivas e práticas. O Cargo Colletive também é uma plataforma bastante usada por ser simples e funcional.

 

8 – Divulgue o material

Tenha duas versões do portfólio (online e impresso). No caso da versão online, insira o link no seu perfil no LinkedIn e insira como hiperlink no currículo em PDF. Os portfólios impressos são interessantes para entrevistas presenciais.

 

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de entrar em contato conosco!

carreiras@unifametro.edu.br

 

Unifametro Carreiras

A Unifametro Carreiras é uma área dedicada, exclusivamente, para apoiar alunos e egressos em seu desenvolvimento de carreira e empregabilidade, fortalecendo o elo entre a instituição e o mercado de trabalho.

Notícias relacionadas

Unifametro firma parceria com Universidade de Aveiro para a oferta de aulas colaborativas

Se liga nessa novidade: a Unifametro e a Universidade de Aveiro, em Portugal, firmaram uma parceria. O objetivo é desenvolver processos de ensino aprendizagem colaborativos. O nosso curso de Administração será o primeiro a fazer parte do projeto Collaborative Online International Training (Coil).  

 

Você sabe o que é Coil?

O Coil engloba experiência de internacionalização colaborativa com envolvimento de docentes e estudantes promovendo aulas remotas para instituições de ensino superior no desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem. Os estudantes são organizados em equipes e desenvolvem tarefas de forma colaborativa no ambiente on-line. Então, neste semestre, as duas instituições trabalharão juntas nas disciplinas de marketing do curso de Administração. Como tarefa principal das aulas, os alunos irão realizar projetos, com estratégias a serem aplicadas para melhorar a comunicação da oferta formativa das universidades em questão. Curtiu? Saiba mais sobre essa parceria aqui!      

Leia Mais