fbpx

Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Unifametro

Saiba a diferença entre serviço voluntário e estágio obrigatório

Apesar dessas duas modalidades se referirem a atividades em que não há remuneração envolvida, o serviço voluntário e o estágio obrigatório possuem diferentes características. Então, na intenção de te ajudar a entender um pouco mais sobre esses termos, nossa analista de carreiras e psicóloga, Marta Brandão, preparou um texto explicativo, confira:

serviço voluntário e estágio obrigatório

 

Serviço voluntário

O trabalho voluntário é uma atividade não remunerada em que uma pessoa passa a dedicar seu tempo, trabalho e talento de forma espontânea em benefício de causas de interesse social e comunitário. Esse tipo de experiência pode garantir muitos benefícios pessoais e profissionais, tais como:

 

– Contribuição social;

– Oportunidade de aprendizado;

– Experiência profissional na área de formação/atuação;

– Networking;

– Desenvolvimento/aprimoramento de competências e habilidades;

– Possibilidade de causar impacto social.

 

Além disso, em qualquer área de atuação, o voluntariado tem se mostrado uma forma eficaz para demonstrar ao mercado de trabalho um engajamento com um propósito e com habilidades, como trabalho em equipe, soluções de problemas, relacionamento interpessoal, comunicação, empatia, inovação, criatividade, liderança e orientação para servir. Tudo isso agrega valor ao currículo e histórias interessantes para contar nas entrevistas de emprego.

Logo, essa prática pode ser um diferencial nos processos seletivos. Hoje, cada vez mais, as empresas valorizam as atividades voluntárias, especialmente se forem relacionadas à sua área de atuação.

Por isso, escolha uma atividade que tenha a ver com o seu propósito – seja lidar com pessoas, seja cuidar de animais, por exemplo. Existem várias organizações de fins não lucrativos, instituições e projetos de extensão que precisam de apoio voluntário e que podem estar perto de você. Fica a dica!

 

Estágio obrigatório

O estágio obrigatório faz parte da grade curricular de muitos cursos. Alunos matriculados em cursos que exigem o estágio obrigatório só poderão receber o diploma após o cumprimento das horas estabelecidas para realização do estágio. Nesse caso, o estágio obrigatório pode ser cumprido em empresas conveniadas à instituição ou no próprio ambiente acadêmico.

Para Marta Brandão, o estágio obrigatório é uma importante etapa a ser cumprida para que o estudante vivencie a rotina de sua futura área de atuação, além de ser uma excelente maneira de confirmar a escolha da profissão.

Saiba também a diferença entre estágio obrigatório e não obrigatório.

 

Unifametro Carreiras

Unifametro Carreiras é uma área dedicada, exclusivamente, para apoiar alunos e egressos em seu desenvolvimento de carreira e empregabilidade, fortalecendo o elo entre a instituição e o mercado de trabalho.

Notícias relacionadas

Nossos cursos de férias estão com inscrições abertas! Confira a programação

O período das férias também é uma oportunidade para adquirir conhecimento e desenvolver habilidades importantes para a sua carreira. Por isso, em agosto, iremos oferecer 30 cursos de extensão gratuitos nas áreas da saúde, beleza, empreendedorismo, criatividade, gestão, linguagens, direito e mercado.  

  As aulas ocorrerão do dia 02 a 07/08, de forma remota, por meio do nosso canal do YouTube. Os cursos serão ofertados nos turnos da manhã, tarde e noite, com emissão de certificado para os inscritos.   São 64 mil vagas ofertadas. Então, já sabe, né? Aproveite esse momento para aprimorar as suas competências e se destacar no mercado de trabalho!  

Confira a programação e inscreva-se gratuitamente:

  [ninja_tables id="15295"]

Leia Mais