

Saiba as diferenças entre Estágio e Trainee
Se você tem dúvidas sobre as diferenças entre Estágio e Trainee, confira a seguir um texto explicativo sobre o assunto, preparado pelo nosso Núcleo de Carreiras.
Estágio e Trainee são programas que representam uma possibilidade de ingresso no mercado de trabalho, além de contribuir para o crescimento e desenvolvimento de carreiras de muitos jovens. Contudo, ambos possuem diferentes características. Então, na intenção de te ajudar a entender um pouco mais sobre esses dois programas, nosso Núcleo de Carreiras preparou um texto esclarecedor, confira:
Estágio
O estágio é uma atividade voltada para estudantes matriculados no ensino superior, técnico ou ensino médio. O programa é uma oportunidade para um estudante colocar em prática o que está aprendendo em seu curso. Por isso, é imprescindível que as atividades do estágio estejam relacionadas à sua área de formação.
A prática do estágio é uma excelente maneira de confirmar a escolha da profissão, agregar valor ao currículo, fazer networking, desenvolver e aprimorar competências e habilidades, assegura Marta Brandão, Analista de Carreiras da Unifametro.
O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, mas é regulamentado pela Lei nº. 11.788/2008. Quanto à remuneração, o estudante recebe uma bolsa auxílio, vale transporte e recesso remunerado, caso o estágio seja na modalidade de estágio não obrigatório.
Em relação a carga horária máxima permitida, um estágio no ensino superior não pode ultrapassar 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais. Sobre o tempo de estágio, um contrato pode durar até 2 anos na mesma organização concedente e não tem uma duração mínima. Posteriormente, dependendo da estratégia da empresa, o estagiário pode ser efetivado ou ter o seu contrato encerrado.
Trainee
O programa de Trainee destina-se a profissionais recém-formados ou que estejam no período final da graduação. O objetivo do programa é preparar o trainee para exercer cargos dentro de uma empresa, especialmente os de liderança.
O trainee é um colaborador efetivo igual aos demais profissionais da empresa.
Assim, recebem todos os benefícios previstos pela CLT (Férias, FGTS e 13º salário) e geralmente a jornada de trabalho é de 08 horas diárias. Quanto à duração, o programa depende de cada empresa, mas o período costuma ser de 6 meses a 2 anos.

Saiba a diferença entre serviço voluntário e estágio obrigatório
Apesar dessas duas modalidades se referirem a atividades em que não há remuneração envolvida, o serviço voluntário e o estágio obrigatório possuem diferentes características. Então, na intenção de te ajudar a entender um pouco mais sobre esses termos, nossa analista de carreiras e psicóloga, Marta Brandão, preparou um texto explicativo, confira:
Serviço voluntário
O trabalho voluntário é uma atividade não remunerada em que uma pessoa passa a dedicar seu tempo, trabalho e talento de forma espontânea em benefício de causas de interesse social e comunitário. Esse tipo de experiência pode garantir muitos benefícios pessoais e profissionais, tais como: - Contribuição social; - Oportunidade de aprendizado; - Experiência profissional na área de formação/atuação; - Networking; - Desenvolvimento/aprimoramento de competências e habilidades; - Possibilidade de causar impacto social. Além disso, em qualquer área de atuação, o voluntariado tem se mostrado uma forma eficaz para demonstrar ao mercado de trabalho um engajamento com um propósito e com habilidades, como trabalho em equipe, soluções de problemas, relacionamento interpessoal, comunicação, empatia, inovação, criatividade, liderança e orientação para servir. Tudo isso agrega valor ao currículo e histórias interessantes para contar nas entrevistas de emprego. Logo, essa prática pode ser um diferencial nos processos seletivos. Hoje, cada vez mais, as empresas valorizam as atividades voluntárias, especialmente se forem relacionadas à sua área de atuação. Por isso, escolha uma atividade que tenha a ver com o seu propósito - seja lidar com pessoas, seja cuidar de animais, por exemplo. Existem várias organizações de fins não lucrativos, instituições e projetos de extensão que precisam de apoio voluntário e que podem estar perto de você. Fica a dica!Estágio obrigatório
O estágio obrigatório faz parte da grade curricular de muitos cursos. Alunos matriculados em cursos que exigem o estágio obrigatório só poderão receber o diploma após o cumprimento das horas estabelecidas para realização do estágio. Nesse caso, o estágio obrigatório pode ser cumprido em empresas conveniadas à instituição ou no próprio ambiente acadêmico. Para Marta Brandão, o estágio obrigatório é uma importante etapa a ser cumprida para que o estudante vivencie a rotina de sua futura área de atuação, além de ser uma excelente maneira de confirmar a escolha da profissão. Saiba também a diferença entre estágio obrigatório e não obrigatório.Unifametro Carreiras
A Unifametro Carreiras é uma área dedicada, exclusivamente, para apoiar alunos e egressos em seu desenvolvimento de carreira e empregabilidade, fortalecendo o elo entre a instituição e o mercado de trabalho.
Unifametro firma parceria com Universidade de Aveiro para a oferta de aulas colaborativas
Se liga nessa novidade: a Unifametro e a Universidade de Aveiro, em Portugal, firmaram uma parceria. O objetivo é desenvolver processos de ensino aprendizagem colaborativos. O nosso curso de Administração será o primeiro a fazer parte do projeto Collaborative Online International Training (Coil).
Você sabe o que é Coil?
O Coil engloba experiência de internacionalização colaborativa com envolvimento de docentes e estudantes promovendo aulas remotas para instituições de ensino superior no desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem. Os estudantes são organizados em equipes e desenvolvem tarefas de forma colaborativa no ambiente on-line. Então, neste semestre, as duas instituições trabalharão juntas nas disciplinas de marketing do curso de Administração. Como tarefa principal das aulas, os alunos irão realizar projetos, com estratégias a serem aplicadas para melhorar a comunicação da oferta formativa das universidades em questão. Curtiu? Saiba mais sobre essa parceria aqui!
Não tem experiência profissional? Confira 10 dicas do que colocar no currículo
A jornada acadêmica não deve ser um período exclusivamente dedicado às aulas, trabalhos e provas, né? (mais…)