

A ADE é concretamente, uma prática educativa, com intensa interação pedagógica, centrada no crescimento e autonomia do aluno.
A ADE, idealizada como setor que abrange as percepções mais complexas e abrangentes sobre aprendizagem – quem ensina e quem aprende, cumpre seu papel unindo todo movimento de propósitos educacionais à prática existente, acompanhando as ações pedagógicas desenvolvidas nos processos de ensino e aprendizagem, articulando os objetivos pedagógicos institucionais com as concepções de ensino, inovações metodológicas e práticas da comunidade acadêmica, em vista do processo educativo, a ADE é concretamente, uma prática educativa, com intensa interação pedagógica, centrada no crescimento e autonomia do aluno.
A ADE é um setor vinculada à Reitoria e composto por:
– Divisão Didático – Pedagógica
- Currículo (graduação, pós-graduação e extensão) – inovações, adaptações, transposições didáticas • Ensino: Metodologias e Ferramentas • Avaliação: processos diferenciados • Seleção de Novos Docentes • Formação e Capacitação Docente.
– Divisão de Tecnologias Educacionais
- EaD • Ensino Híbrido • Inovações Metodológicas • Ferramentas tecnológicas.
– Divisão de Inclusão e Acessibilidade
- Inclusão • Acessibilidade • Formas de ingresso dos alunos • Programa Institucional de Apoio ao Discente • Acolhimento e acompanhamento ao Egresso.
– Divisão de Desenvolvimento e Controle Acadêmico
- Calendário Acadêmico • Sistema Acadêmico de Informações • Processos avaliativos Externos • Exames Nacionais • Elaboração e Divulgação de Documentos Institucionais – PDI, PP, PPV.
PIAD
A Instituição criou o PIAD, primeiramente, atendendo as políticas nacionais para o ensino superior que determinam condições institucionais para o atendimento processual e permanente ao discente. Segundo o INEP, o conceito referencial de qualidade se constitui “quando os programas de apoio aos estudantes (apoio psicopedagógico, programas de acolhimento ao ingressante, programas de acessibilidade ou equivalente, nivelamento e/ou monitoria), inclusive aos estrangeiros, estão implantados de maneira excelente”. Dessa forma, as políticas de apoio ao discente na Instituição são viabilizadas, fundamentalmente, pela ADE que implementa, junto às coordenações e outros setores gestores da Unifametro, as políticas de atendimento, acompanhamento e relacionamento com os estudantes. Tais políticas são implementadas por meio do planejamento, execução e acompanhamento de programas, projetos e ações educacionais que contribuem para a formação dos alunos, proporcionando-lhes condições favoráveis à integração, desenvolvimento e satisfação na vida acadêmica, com vistas à atuação profissional. Assim sendo propõe-se a adotar ações permanentes de integração e desenvolvimento, criando condições para o acesso, permanência, superação de dificuldades e sucesso no desempenho acadêmico e inserção no mercado de trabalho.
O objetivo geral do PIAD – PROGRAMA INSTITUCIONAL de APOIO ao DISCENTE consiste em desenvolver ação institucional macro que garanta a democratização da permanência, a integração, a participação dos discentes nas atividades acadêmicas, bem como atendimento, apoio, acompanhamento, acessibilidades –Atitudinal, Pedagógica, Arquitetônica, Comunicacional, dentre outras, a partir das demandas oriundas dos diversos setores da Unifametro e do próprio aluno.
Para agendamento de atendimentos: piad@unifametro.edu.br