fbpx

Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Unifametro

Unifametro otimiza assinatura eletrônica de documentos de estágio

A assinatura digital é uma tendência cada vez mais difundida no mundo corporativo, além de reduzir a burocracia, o tempo do trâmite de assinaturas de documentos, a circulação e manuseio de papéis, traz segurança jurídica às partes envolvidas. O Centro Universitário Fametro (Unifametro), aderiu recentemente a ferramenta digital Clicksign e está trabalhando para que todos os documentos de estágio dos estudantes que começarem estágio na modalidade não obrigatório (remunerado), sejam assinados digitalmente.

 

 

Marta Brandão, Analista de Carreiras da Unifametro, ressalta que a assinatura digital integra o planejamento estratégico da instituição, que prioriza a sustentabilidade e inovação. O serviço trará mais facilidade e agilidade para os estudantes e empresas, que terão o benefício com custo zero. Para as empresas, é possível contratar um estagiário, estudante Unifametro, 100% on-line, sem a necessidade de assinar documentos físicos, reduzindo o período de contratação do estudante. Realizar a assinatura digital é simples e prático, em apenas alguns cliques a empresa pode efetuar a validação de documentos. Algumas empresas concedentes de estágios já aderiram ao novo formato, o processo de assinatura manual está sendo gradualmente substituído.

No ponto de vista dos estudantes, anteriormente, para ter o documento pronto e começar a estagiar, o aluno precisava ir até a empresa concedente e agente de integração (quando era o caso) buscar os documentos, trazê-los até a instituição de ensino para coletar as assinaturas e voltar para entregar as vias assinadas da empresa. Com a implantação, os alunos não vão precisar mais se deslocar para colher as assinaturas.

Unifametro Carreiras
A Unifametro Carreiras é uma área dedicada exclusivamente para apoiar alunos e egressos em seu desenvolvimento de carreira e empregabilidade, fortalecendo o elo entre a instituição e o mundo do trabalho. A área tem como principais serviços: Portal Carreiras; gestão do estágio não obrigatório; parceria com empresas; capacitações de desenvolvimento pessoal e profissional; eventos de preparação e aproximação com o mundo do trabalho; produção de conteúdo, dentre outras.

Notícias relacionadas
Entenda as diferenças entre estágio obrigatório e não obrigatório

Entenda as diferenças entre estágio obrigatório e não obrigatório

O estágio pode ser a melhor porta de entrada para o mercado de trabalho, além de ser uma maneira de adquirir experiência na área de formação e de colocar em prática aquilo que se aprende em sala de aula. A lei que regulamenta o estágio (Lei nº 11.788/08) prevê dois tipos de modalidades: o obrigatório e o não obrigatório. A psicóloga Marta Brandão, Analista de Carreiras da Unifametro, separou as principais diferenças entre eles. Confira! O estágio obrigatório compõe a grade curricular de alguns cursos de graduação e pós-graduação, sendo vinculado a uma ou mais disciplinas obrigatórias, com carga horária específica - sem a qual o aluno não poderá concluir o seu processo de formação profissional.   O estágio não obrigatório é uma atividade opcional, sendo diretamente ligado à área de estudo e tem como objetivo complementar às atividades curriculares do curso.   

OBRIGATÓRIO                 

  NÃO OBRIGATÓRIO

O pagamento de bolsa-auxílio e auxílio transporte não é exigido pela lei O estudante recebe uma bolsa auxílio, vale transporte, recesso remunerado e outros benefícios previstos na legislação
O aluno precisa estar matriculado em disciplinas de estágio Pode ser realizado a qualquer momento do curso*
Precisa respeitar a carga horária total definida na matriz curricular do curso Pode durar até 2 anos em uma mesma empresa e não tem uma duração mínima
A carga horária não pode ultrapassar 6 horas diárias e 30 horas semanais
  *exceto para cursos em que o conselho de classe possua normas específicas!  

Unifametro Carreiras

A Unifametro Carreiras é uma área dedicada, exclusivamente, para apoiar alunos e egressos em seu desenvolvimento de carreira e empregabilidade, fortalecendo o elo entre a instituição e o mercado de trabalho.  

Leia Mais

Unifametro promove Maratona de Carreiras com atividades de preparação para processos seletivos

Com objetivo de contribuir com o desenvolvimento profissional, empregabilidade e trabalhabilidade de alunos, egressos e população em geral, o Unifametro Carreiras realiza a 2ª edição da Maratona de Carreiras, evento online com atividades preparatórias para processos seletivos. A programação se divide em cinco sábados (30.04, 07.05, 14.05, 21.05 e 28.05), das 9h às 11h. Os participantes recebem certificado e as inscrições podem ser feitas aqui. O link de acesso será enviado por e-mail do participante após confirmação da inscrição.

No primeiro sábado de programação (30.04), a Maratona vai ajudar o participante na construção de um currículo profissional, documento formal utilizado por profissionais para apresentar a sua trajetória. A oficina abordará os seguintes assuntos: orientação de como construir um currículo estratégico e atrativo para o mercado de trabalho; quais são as informações importantes que devem constar e como apresentá-las e como valorizar as suas experiências e potencializar os pontos fortes. Para quem deseja entender melhor como funciona o Linkedin – rede social profissional, no segundo sábado de programação (07/05), a Maratona será destinada para ensinar estratégias para ser um usuário com relevância na rede, buscar oportunidades profissionais por meio da ferramenta, além de discutir a importância e possibilidades do Linkedin. No dia 14/05, o participante irá aprender como potencializar suas habilidades e competências em entrevista individual e dinâmicas de grupo; compreender o que é entrevista por competências; marketing pessoal e marca profissional. No dia 21/05, a maratona irá ensinar ao participante como produzir o Currículo Lattes, uma das ferramentas mais importantes no mundo acadêmico. Já no dia 28/05, o participante irá compreender o empreendedorismo como opção de carreira, o cenário do empreendedorismo no momento atual, além de conhecer as características necessárias para ser empreendedor. De acordo com a Analista do Unifametro Carreiras, Marta Brandão, a ideia da programação é trabalhar hard skills de empregabilidade e trabalhabilidade, que são as competências técnicas, e contribuir para o desenvolvimento profissional do indivíduo.  

Leia Mais